Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Básica de Ribeira de Neiva (Vila Verde)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Construção de armadilhas para a Vespa velutina

Breve descrição da ação:
A ação foi promovida pela União de Freguesias de Ribeira do Neiva com colaboração de apicultores locais em parceria com a Escola Básica de Ribeira do Neiva. Nesta ação foram dados a conhecer aos alunos os ninhos das vespas velutinas (vespa asiática), bem como as características desde inseto. Posteriormente foram construídas armadilhas para capturar esta espécie invasora com recurso a materiais reutilizados (garrafões de água) que foram distribuídos aos apicultores locais devidamente sinalizados.

Intervenientes:
União de Freguesias de Ribeira do Neiva
Apicultores locais
Turmas do 6ºDe 6ºE e 9ºC e 9ºD

Data de realização:
Durante o mês de Abril

Local de realização:
Freguesias de Ribeira do Neiva - concelho de Vila Verde e Escola Básica de Ribeira do Neiva

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
O aparecimento da vespa velutina conhecida como vespa asiática na região norte do pais (região de Braga e Viana Do Castelo) tem feito diminuir significativamente a número de abelhas domesticas (Apis mellifera Lineu, 1758), muito importantes como agentes polinizadores. Esta inseto invasor tem proliferado e destruído colmeias da abelha comum de onde retiram alimento para as larvas.
Assim, a criação das nossas armadilhas com o objetivo de capturar vespas rainhas impedindo assim a criação de novos ninhos e a proliferação da espécie e permitir a restauração das populações de Abelhas comuns.
A armadilha criada não será atrativa para as abelhas comuns.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
- Identificação visual dos ninhos da vespa velutina e distinção de ninhos de outras espécies de vespas.
- identificação do inseto - vespa velutina e distinção de outras vespas e abelhas.
- Armazenamento dos garrafões e garrafas necessárias para a criação das armadilhas.
- Workshop para criação das armadilhas
- Distribuição das armadilhas pela região, designando-se voluntários para fazer a manutenção e posterior recolha, evitando-se o abandono e impacto negativo no ecossistema.
- Sinalização das armadilhas e registo das armadilhas

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Número de vespas velutina capturadas
Grande envolvimento da comunidade.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
- https://www.icnf.pt/
- Técnicos da Junta de freguesia
- Apicultores locais

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Os conteúdos curriculares abordados foram:
-Dinamizar ações na escola e na comunidade que visem a adoção de comportamentos, individuais e coletivos, ambientalmente responsáveis.
- Compreender as consequências das atividades humanas nos diferentes ecossistemas.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Combater para regenerar

Link do vídeo: