Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Básica de Penafiel Sul (Penafiel)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Controlo de Plantas Invasoras na encosta do rio Cavalum.

Breve descrição da ação:
Os alunos do 8.º ano de escolaridade, da turma E, envolveram em ações de sensibilização sobre a importância das plantas nativas e os problemas das plantas invasoras; participaram em ações de controlo de plantas invasoras num local que frequentam regularmente e partilharam a sua experiência com alunos mais novos.

Intervenientes:
Alunos do 8.º ano de escolaridade, turma E, orientados pelas professoras das disciplinas de Projeto, Ciências Naturais e pelo Biólogo André Oliveira da Câmara Municipal de Penafiel.
Alunos do 5.º ano de escolaridade, turma B, acompanhados pela professora de Educação Física.

Data de realização:
Saídas de Campo: 28 de abril de 2022 e 12 de maio de 2022.

Local de realização:
Encosta do rio Cavalum (junto ao Parque da Cidade de Penafiel)

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Nos últimos anos, o Município, em parceria com movimentos cívicos, tem procurado limpar e requalificar as margens do rio Cavalum. A comunidade escolar associou-se com o objetivo de consciencializar para a importância de preservar e regenerar a zona envolvente o rio Cavalum e promoveu ações de controlo de plantas invasoras que ocupam as margens. Assim, junto ao Parque da Cidade de Penafiel, deu continuidade ao arranque manual da erva-da-fortuna e ao descasque de mimosas e austrálias.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1.º Reconhecer: distinguir plantas nativas e plantas invasoras na região. Apresentação de uma exposição “Uma árvore portuguesa, com certeza” no átrio escolar, no dia 21 de março, com amostras de plantas nativas e breve informação sobre as mesmas. Recolha de exemplares de folhas, ramos, musgos e partes de vegetação da região para a execução do Painel da Biodiversidade na minha terra, Desafio UHU, em que a Escola está inscrita. Alunos da turma 8.ºE.
2.º Agir: aprender com o biólogo André Oliveira, da Câmara Municipal de Penafiel, mais sobre plantas invasoras; formas de controlo e participar em ações de controlo. Saída de Campo em 28 de abril, à encosta do rio Cavalum, junto ao Parque da Cidade: arranque manual erva-da-fortuna e descasque de mimosas e acácias. Alunos da turma 8.ºE.
3.º Divulgar: passar a mensagem. Dinamização pelos alunos do 8.º E de uma saída de campo para alunos do 5.º ano. Partilha de informação sobre plantas nativas; plantas invasoras e métodos de controlo. Saída de campo 12 de maio, encosta do rio Cavalum, junto ao Parque da Cidade: arranque manual erva-da-fortuna.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Despertar e tomada de consciência da problemática das plantas invasoras e da necessidade de proteção dos ecossistemas;
Envolvimento e participação dos alunos em ações de interversão local;
Estabelecer e usufruir das parcerias com as instituições locais, nomeadamente CM de Penafiel através da disponibilização do Biólogo André Oliveira;
Construir para formar nos alunos a consciência de sustentabilidade através de projetos científicos e a sua divulgação na comunidade envolvente.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
APP PlantNet

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
O trabalho foi desenvolvido em articulação com os conteúdos curriculares das disciplinas de Ciências Naturais (os ecossistemas; catástrofes de origem antrópica -as invasões biológicas); Projeto inserida no tema global “O Ambiente”; Educação Visual e Educação Física (pelo motivo da escola se encontrar em obras de requalificação, e nas aulas de Educação Física os alunos realizarem caminhadas/atividades no Parque da Cidade de Penafiel junto ao rio e perto da Escola).

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
PLANTAS, PLANTAS, INVASORAS À PARTE!

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.