Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Básica e Secundária de Búzio (Vale de Cambra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Construção e manutenção de um Eco-Charco no espaço exterior da Escola Básica e secundária de Búzio

Breve descrição da ação:
Construção e manutenção do Eco-charco Búzio.
A construção deste charco deveu-se à necessidade de ajudar os animais que habitam o espaço exterior da escola à sua sobrevivência e permanência e, também, para que outros seres vivos possam vir a ocupar este ambiente e, assim, aumentar a biodiversidade no espaço exterior da escola.
Após pesquisa de informação sobre a construção de um charco, procedeu-se à escolha de um local com as características que se pretendiam, procuraram-se os materiais necessários e, mãos à obra…

Intervenientes:
Alunos do 8º ano com especial destaque para a turma B.
Alunos 12ºA
Centro de Educação Ambiental de Vale de Cambra
Professores e Assistentes Operacionais
Empresas COVEMA e RECLACAMBRA

Data de realização:
Ao longo do ano letivo

Local de realização:
Espaço exterior da escola E.B. 2,3/S de Búzio, Vale de Cambra

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Os charcos são habitats para muitas espécies, sendo essenciais para a conservação da sua fauna especializada. Suportam uma diversidade de espécies, incluindo plantas vasculares, anfíbios, muitos microrganismos e macroinvertebrados, alguns dos quais endémicos.
A criação de um eco-charco é útil no melhoramento da paisagem/jardim da escola, é uma forma de conservação de espécies que vivem ou dependem de pontos de água doce para a sua sobrevivência, e, por fim, é uma condição essencial para o aumento da biodiversidade do espaço exterior da escola.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
- Ação de sensibilização, realizada pelas docentes de Ciências Naturais, para a importância da preservação e regeneração da biodiversidade dos espaços exteriores da escola.
- Pesquisa de informação sobre a construção de um charco e a sua importância para a biodiversidade.
- Planeamento do charco:
- Escolha do local com as melhores condições.
- Recolha dos materiais necessários para a construção.
- Criação do charco.
- Colocação de uma placa com a identificação do charco e um slogan de sensibilização.
- Inauguração.
- Divulgação e manutenção (observação e estudo das diferentes espécies)

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Esta ação foi muito bem acolhida pelos alunos que durante todo o processo revelaram motivação, interesse e muito empenho na “missão” que lhe foi atribuída. Verificou-se um aumento do nº de espécies que habitam este neste espaço (insetos, répteis, passarinhos, algas…).
Esta ação foi publicada no Facebook do Centro de Educação Ambiental (https://www.facebook.com/CEAValedeCambra)
E será divulgado no Jornal do Agrupamento: “Buzio Informa”, no 3º período
(https://www.aebuzio.pt/?v=0&m=353)

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
www. charcoscomvida.org

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Ciências Naturais 8º ano – Equilíbrio dinâmico e sustentabilidade da Terra-sucessões ecológicas; Proteção dos ecossistemas; Conservação da natureza-cidadãos e problemas ambientais;
Ciências físico- químicas – ciclo da água, transformações químicas e físicas, Ph, soluções acidas, soluções básicas;
Cidadania - Ambiente e Sustentabilidade do Planeta.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
“Para a biodiversidade regenerar o Eco-Charco Búzio vamos conservar”
Um habitat a proteger!

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.