Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Básica Infanta Dona Mafalda (Gondomar)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Monitorização e preservação da biodiversidade do Rio Tinto

Breve descrição da ação:
A nossa ação partiu do problema relacionado com a poluição do Rio Tinto e desenvolveu-se segundo dois eixos de intervenção:
- Conhecimento e monitorização do estado do Rio Tinto (inverno e primavera);
- Limpeza do Rio Tinto e preservação da sua biodiversidade.
Complementarmente, interviemos no jardim da nossa escola, plantando uma árvore, símbolo da esperança num futuro sustentável.
Os objetivos a atingir com o projeto que aqui apresentamos foram os seguintes:
- Conhecer os ecossistemas fluviais a nível local, consciencializando para a importância da preservação da biodiversidade local e proteção dos recursos de água doce, numa perspetiva de ação;
- Motivar a comunidade escolar para práticas concretas de conservação de um curso de água situado nas proximidades da escola;
- Compreender o impacto causado pela ação humana a nível do equilíbrio frágil dos ecossistemas fluviais;
- Incentivar todos os alunos para uma mudança comportamental proativa, na defesa dos ecossistemas e preservação da sua biodiversidade.
Deste modo, pretendemos, de um modo global, estimular o espírito crítico e a reflexão sobre o impacte da ação humana nos ecossistemas locais, bem como formas de mitigar os seus efeitos, agindo de forma preventiva através das mudanças de comportamentos, não só dos intervenientes, mas das nossas famílias e comunidade local.
O projeto foi desenvolvido durante grande parte do ano letivo e implicou dedicação de todos os intervenientes (alunos e professores), em articulação com o Centro da Educação Ambiental da Quinta do Passal (Câmara de Gondomar). Este projeto também estava previsto no Plano Anual de Atividades da Escola, em linha com o Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Infanta D. Mafalda – Rio Tinto.
Como produtos finais, elaboramos pósteres e apresentações multimédia para divulgação posterior do nosso trabalho na comemoração do Dia do Agrupamento (27 de maio).
Nota: O projeto desenvolvido teve como pressupostos a resposta ao apelo global das Nações Unidas através das iniciativas “Década para a Recuperação dos Ecossistemas” e “Década da Biodiversidade” e os objetivos 13 , 14 e 15 da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, a nível internacional. No contexto nacional, as linhas orientadoras de documentos, como o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e a Estratégia Nacional de Educação Ambiental, e de Educação para a Cidadania na Escola, serviram de referência para traçar o trabalho aqui apresentado. No decurso deste processo, sob o ponto de vista pedagógico, foram trabalhados os princípios do PASEO relacionados com: (A) Base humanista, pela ação sobre um mundo a preservar; (B) Saber, através do desenvolvimento de uma cultura científica; (C) Aprendizagem e (G) Sustentabilidade, através do estabelecimento de relações de sinergia com o Sistema Terra. Os valores de responsabilidade e integridade, bem como de cidadania e participação, também foram privilegiados. As áreas de Saúde, Bem-estar e Ambiente, assim como Saber Científico, Técnico e Tecnológico e Pensamento Crítico e Pensamento Criativo integraram o presente projeto. Várias disciplinas foram envolvidas, que trabalharam conteúdos relacionados com as suas aprendizagens essenciais, interligando saberes, numa perspetiva transdisciplinar.

Intervenientes:
- Alunos da turma 8J (22 no total);
- Professores de Ciências Naturais, Físico-Química, Geografia e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);
- Técnicas do Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal (Câmara de Gondomar).

Data de realização:
14.01.22 (monitorização de inverno do troço do Rio Tinto selecionado), 25.02.22 (limpeza do Rio Tinto) ,08.03.22 (plantação de uma árvore no jardim da escola) e 29.04 (monitorização de primavera do Rio Tinto). Os pósteres 27.05 (dia do agrupamento)

Local de realização:
Troço do Rio Tinto, localizado nas proximidades da Rua Quinta da Campainha, freguesia de Rio Tinto, a cerca de 300m da Escola EB23 Infanta D. Mafalda. A plantação da árvore ocorreu no jardim da escola, na vertente noroeste.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A nascente do Rio Tinto situa-se na freguesia de Ermesinde e é o último afluente do Rio Douro, desaguando na freguesia de Campanhã, no Porto. Devido à pressão populacional e urbanística, as nossas pesquisas online revelaram que se trata de um Rio que tem apresentado muitos problemas de poluição, quer no leito, quer nas próprias margens, gerando movimentos cívicos (como o Movimento em Defesa do Rio Tinto) e o envolvimento de diversas instituições na sua despoluição (projeto de Valorização do Rio Tinto, em articulação com a LIPOR, por exemplo). Cremos que a ação de monitorização e de limpeza que desenvolvemos foi fundamental para preservar a biodiversidade local, pois apenas uma grande variedade de seres vivos (a nível populacional e genético), permite aumentar a resistência de um ecossistema face à adversidade e promover a sua recuperação, devido ao desequilíbrio causado pela poluição. Assim, a intervenção humana para a proteção da biodiversidade é importante pois, só desta forma, se consegue combater a poluição e preservar os ecossistemas fluviais. Se todos nós cuidássemos de um rio poluído, muito mais facilmente conseguiríamos acabar com toda a poluição, no nosso país, e a nível global, favorecendo a biodiversidade, a sustentabilidade do planeta e a própria sobrevivência da espécie humana, nesta teia entrelaçada que é a vida.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Identificação do problema a investigar - Numa primeira etapa, tendo em consideração os conteúdos curriculares de Ciências Naturais, Geografia, Físico-Química e TIC, e a sua possível articulação em contexto local, numa perspetiva de Desenvolvimento Sustentável e de preservação da Biodiversidade, dados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, foi decidido que deveríamos intervir numa área próxima da escola.
Tendo em conta o historial de contaminação do Rio Tinto, decidimos tentar solucionar a questão “Como monitorizar e preservar a biodiversidade do Rio Tinto?”. Após parceria com o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Quinta do Passal, foi acordado que, perante o problema identificado, a nossa ação desenrolar-se-ia num troço do Rio Tinto, situado a cerca de 300 metros da escola, de fácil acesso a pé.
Planificação das atividades a desenvolver - Foram agendadas as saídas de campo e orientação das respetivas visitas, tendo por base os protocolos fornecidos pelo Projeto Rios, promovido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA). Para além disso, também ficou estabelecido que haveria uma ação de limpeza do Rio, para promover a proteção dos ecossistemas fluviais, contando com a participação de outras turmas da escola.
Começamos por pesquisar sobre o tema, nomeadamente no que diz respeito ao enquadramento geográfico do Rio a ser intervencionado.
Desenvolvimento/Execução das atividades - Para a execução das atividades previstas nas saídas de campo, para medição de parâmetros físico-químicos, necessitamos do kit didático fornecido pelo Projeto Rios (com tabuleiro, corda, chaves de classificação de macroinvertebrados, fichas para identificação de diferentes organismos para monitorização do estado de saúde do rio, equipamento para recolha de amostras de água) e telemóvel para filmar e fotografar, ficha de monitorização, e material de escrita. Durante as visitas de monitorização, fotografamos a biodiversidade do local (plantas, macroinvertebrados, aves, entre outros), medimos a temperatura da água do rio, o seu pH, a largura da superfície e determinamos a sua velocidade. Comparamos os resultados obtidos nas duas saídas de campo (inverno e primavera) e tentamos justificar as diferenças encontradas. Nas duas monitorizações, observamos atividades humanas, tais como: agricultura, ruas (vias de comunicação), casas, entulhos e zonas degradadas. Assim sendo, na nossa intervenção de limpeza do Rio e das suas margens, recolhemos muita quantidade de resíduos que foram encaminhados para reciclagem, participando na preservação do meio ambiente que nos rodeia e da sua rica biodiversidade.
Comunicação dos Resultados - Elaboramos posteres e apresentações multimedia sobre o projeto desenvolvido e que irão ser divulgados no Dia do Agrupamento, a 27 de Maio. Com esta ação pretendemos sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância da regeneração e preservação da biodiversidade a nível local e global!

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
A nossa escola situa-se próxima do Rio Tinto e, por isso, a nossa ação é fundamental para proteger o Rio e a sua biodiversidade. Assim sendo, após ficarmos a conhecer um dos troços do Rio de modo mais aprofundado, ao fazermos a sua caracterização em termos de parâmetros físico-químicos, biológicos e geológicos, fizemos também uma intervenção no terreno circundante, limpando as suas margens e no próprio leito do Rio. Recolhemos muitos quilogramas de resíduos sólidos urbanos (como papel, plástico e vidro) que separamos para serem encaminhados para reciclagem, bem como monstros/entulhos de grandes dimensões, roupa abandonada, câmaras fotográficas, cabos, cordas e, ainda, materiais para o lixo indiferenciado, como beatas (recolhidas em grande quantidade!).
Com as duas saídas de campo, ficamos capazes de caracterizar o ambiente do ecossistema local a partir de dados, informações e elementos retirados deste e, para além disso, conseguimos explicar a importância de certos fatores abióticos do mesmo, justificando a sua influência do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas.
Gostaríamos de vos influenciar para desenvolverem ações semelhantes à que tivemos, e para conseguirmos, cada vez mais, preservar os nossos ecossistemas!

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/, consultado em 10.01.2022
Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 https://enea.apambiente.pt/content/enea-2020?language=pt-pt, consultado em 10.01.2022
https://www.jpn.up.pt/2007/04/04/poluicao-no-rio-tinto-e-um-problema-com-decadas/, consultado em 21.02.2022
https://www.lipor.pt/fotos/editor2/PORTAL_2020/PROTEGER/biodiversidade_rio_tinto_portal_2020.pdf, consultado em 10.01.2022
Movimento em Defesa do Rio Tinto, https://moveriotinto.blogspot.com/, consultado em consultado em 17.01.2022
Projeto Rios https://aspea.org/index.php/pt/kit-projeto, consultado em 25.10.2021
A lenda sangrenta que deu nome a Rio Tinto | Rádio Portuense https://radioportuense.com/2019/01/24/a-lenda-sangrenta-que-deu-nome-a-rio-tinto/, consultado em 04/05/2022
A lenda de Rio Tinto - Farol da Nossa Terra, https://www.faroldanossaterra.net/cgi-sys/suspendedpage.cgi, consultado em 04/05/2022
O rio e a sua bacia hidrográfica – Um olhar sobre Rio Tinto https://umolharsobreriotinto.wordpress.com/patrimonio-natural/o-rio/, , consultado em 05/05/2022
Universidade Fernando Pessoa - Projeto Rio Tinto http://paas.ufp.pt/RioTinto/Mapa.aspx#:~:text=O%20rio%20Tinto%20inclui-se%20na%20tipologia%20de%20%E2%80%9CRios,Freixo%2C%20freguesia%20de%20Campanh%C3%A3%2C%20Concelho%20do%20Porto.%20, consultado em 01/05/2022
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf, consultado em 07.12.2021
Aprendizagens essenciais - 8º ano de escolaridade, https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico, consultado em 22.11.2021

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
O trabalho foi articulado com os conteúdos das disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química, Geografia e TIC.
As saídas de campo, para monitorização e limpeza do Rio Tinto, realizaram-se nas aulas de turnos de Ciências Naturais e Físico-Química, bem como o tratamento dos dados recolhidos sob o ponto de vista científico. Na disciplina de Geografia, foi realizado o enquadramento geográfico e o estudo da bacia hidrográfica do Rio. A disciplina de TIC contribuiu para o projeto através da organização e gestão da informação, sob o ponto de vista digital.
No caso da disciplina de CN, foram contempladas as seguintes aprendizagens essenciais:
● Caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola (níveis de organização biológica, biodiversidade) a partir de dados recolhidos no campo.
● Interpretar a influência de alguns fatores abióticos nos ecossistemas, em geral, e aplicá-la em exemplos da região envolvente da escola.
● Discutir causas e consequências da alteração dos ecossistemas, justificando a importância do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas e do modo como a sua gestão pode contribuir para alcançar as metas de um desenvolvimento sustentável.
● Relacionar a gestão de resíduos e da água com a promoção de um desenvolvimento sustentável.
A disciplina de Geografia teve como foco os seguintes conteúdos:
● Efetuar o enquadramento geográfico do rio Tinto.
● Caracterizar a bacia hidrográfica do rio Tinto.
● Identificar alterações provocadas pela ocupação humana da bacia hidrográfica em estudo.
No caso da disciplina de Físico-Química, desenvolveram-se as seguintes aprendizagens:
● Determinação e/ou medição de grandezas e propriedades físico-químicas, transpondo conhecimentos no âmbito dos domínios “Reações Químicas”; “Som” e “Luz” para um contexto prático e do quotidiano, salientando a pertinência do desenvolvimento de uma cidadania sustentável.
● Refletir sobre as causas e consequências da alteração das propriedades físico-químicas da água (pH, cor, temperatura, concentração de substâncias, velocidade, caudal) e do modo como a sua gestão pode contribuir para alcançar as metas de um desenvolvimento sustentável.
● Atuar de forma responsável na gestão da qualidade das margens de um troço do rio e na monitorização dos parâmetros do curso de água.
● Responsabilizar os alunos, futuros cidadãos, pela contribuição individual que cada um pode e deve ter na preservação dos recursos hídricos da sua área habitacional.
A disciplina de TIC teve como foco as seguintes aprendizagens:
● Utilizar o computador e outros dispositivos digitais, de forma a permitir a organização e gestão da informação.
● Apresentar e partilhar informações sobre os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Segue o teu instinto e preserva o Rio Tinto!

Link do vídeo:

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