Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Jardim Escola João de Deus (Madeira) (Funchal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Biodiversidade da nossa ilha

Breve descrição da ação:
Esta acção teve ( e continua a ter) como objetivo a promoção pela preservação não só da Biodiversidade da Laurissilva (Património da UNESCO) mas também da vasta biodiversidade do mar que banha a Região Autónoma da Madeira.
Antiga como os tempos, Laurissilva é nome de floresta mágicas, com árvores gigantes e animais que não se encontram em nenhuma parte do mundo. Um monumento vivo, de um verde intenso e extenso que assim se conserva todo o ano.
Hoje, a floresta Laurissilva é um dos “tesouros” mais bem guardados e preservados do mundo, tendo sido classificada pela UNESCO como Património Mundial Natural em 1999.
Quanto à biodiversidade marinha do arquipélago da Madeira caracteriza-se pela sua grande diversidade específica, influenciada sobretudo pelas suas características geográficas, oceanográficas e climáticas. Com mais de 500 espécies peixes/cetáceos e um incontável número de espécies de invertebrados marinhos, este número aumenta todos os anos, fruto das novas descobertas científicas, realizadas pela investigação biológica no aprofundar do conhecimento sobre a nossa última fronteira - o mar.
Ambos os temas despertaram a curiosidade dos nossos alunos tendo sido ponto de partida para várias atividades sobre os mesmo, dando aso a trabalhos/atividades originais.

Intervenientes:
Alunos do Pré-Escolar, educadoras, auxiliares

Data de realização:
Ao longo do ano letivo

Local de realização:
Jardim-Escola João de Deus

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
É urgente incutir nas crianças ações que promovam comportamentos para preservação da Natureza, neste caso da floresta Laurissilva e do oceano que banha a nossa ilha. É necessário que conheçam, identifiquem espécies e tomem consciência da importância da biodiversidade - plantas e animais - e a sua preservação, que no caso da nossa região atraem turistas de todas as partes do planeta Terra e é o nosso "cartão de visita".
Com este projeto as crianças tomam consciência e procuram identificar em passeios da katamarã, visitas a museus ou até passeios pela floresta Laurissilva alguns das espécies que foram abordadas ao longo do ano e promovendo pequenas palestras onde abordam e discutem com os seu familiares alguns dos aspectos explorados. É este o ponto de partida para a divulgação desta nossa ação.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Foram feitas várias atividades alusivas ao tema:
- Palestras sobre a floresta Laurissilva, Biodiversidade marinha da ilha da Madeira (promovidas pelas coordenadoras Eco-Escolas);
- Palestra sobre golfinhos e cetáceos promovida pela VMT - Madeira;
- Palestra sobre a Floresta Laurissilva promovida pela guarda florestal da Madeira;
- Monitorização das espécies do jardim da Instituição;
- Identificação das espécies endémicas no jardim da Instituição;
- Participação nos concursos "Rota UHU" e "Ecolápis";
- Realização de caça a elementos do jardim da Instituição;
- Apresentação individual de trabalhos sobre espécies do mar da Madeira;
- Atualização do inventário das espécies do jardim da Instituição;
- Entre outras atividades realizadas nas salas de aula.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Neste momento os alunos do Pré-Escolar demonstram:
- uma maior preocupação na preservação dos seres marinhos, terrestres e aéreos existentes na Região Autónoma da Madeira;
- capacidade de identificação das espécies abordadas no seu habitat natural;
- identificar algumas consequências das atitudes humanas em alguns dos ecossistemas.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Para este projeto optamos por nos basear não só nas plataformas digitais mas também através de livros da biblioteca escolar e particulares e alusivos ao tema.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Estes temas foram inseridas nas diversas áreas de conteúdo promovendo atividades lúdicas não só a nível do Conhecimento do Mundo, mas também na área da Formação Pessoal e Social e na área da Expressão e da Comunicação.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Citando Paulo Coelho:
"No presente é que está o segredo, se prestares atenção ao presente, poderás melhorá-lo. E se melhorares o presente, o que acontecerá depois também será melhor." é este o ponto de partida para a nossa mensagem:
"Olhar o futuro... pela nossa diversidade, pelo que é tão nosso!"

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.