Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola EB 2,3 Eng. Duarte Pacheco (Loulé)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Exposição com apresentação do tema por parte dos alunos executores do projeto a toda comunidade escolar, com posterior entrega de panfleto informativo sobre como proceder ao avistar um camaleão-comum do Algarve.

Breve descrição da ação:
Após a montagem de todo o material a ser exposto, os alunos que desenvolveram o projeto, entregaram convites a toda comunidade escolar, à entrada do agrupamento. A seguir, apresentaram em horário escolar, o resultado de toda a pesquisa realizada com informações pertinentes à causa do camaleão-comum do Algarve. Deram a conhecer não só as características da espécie mas também a situação da mesma na região e puderam comprovar através de relatos de alguns visitantes (direção, professores, alunos e funcionários), que o avistamento da espécie tem-se tornado mais raro, com o passar dos anos. As várias turmas do agrupamento visitaram a exposição, acompanhadas pelos professores, tal como alguns representantes da direção.

Intervenientes:
Alunos do 5ºC que desenvolveram o projeto (Bernardo de Oliveira Boto, Martim Germano Lomba, Nestor Burko, Rodrigo Gonçalves Martins e Simão Felício Viegas), respetivos encarregados de educação, comunidade escolar com especial participação da Profª Adjunta do Diretor, Alzira Mestre e da Profª Elsa Cassandra, responsável pelo projeto Eco-Escolas no nosso agrupamento, professores, funcionários administrativos e auxiliares e, o artista local, “Palhó”.

Data de realização:
Inicialmente, a exposição seria realizada entre os dias 03 a 06 de maio de 2022, mas devido o sucesso alcançado em toda comunidade escolar, estendeu-se até ao dia 11 de maio de 2022.

Local de realização:
Escola E.B.2,3 Engº Duarte Pacheco, Loulé.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Ao realizar a exposição em ambiente escolar, permitiu-se que a transmissão verbal da informação chegasse às várias famílias da comunidade escolar, pertencente ao concelho de Loulé e não só, tornando-as multiplicadoras de informações ativas em prol da preservação do camaleão-comum do Algarve, considerando todos os aspectos que o envolvem (avistamento, preservação do habitat, e outros), bem como de outras espécies e ecossistemas da região.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
- Pesquisa inicial sobre o camaleão, designadamente, a sua classificação científica, as características físicas, o habitat, a alimentação, a reprodução e o seu estatuto;
- Sintetização e reunião das informações a serem transmitidas;
- Estabelecimento do público-alvo do projeto;
- Estabelecimento de ações práticas a serem realizadas como: exposição, convite à comunidade escolar, entrega de panfletos e apresentação oral do projeto;
- Elaboração de cartazes para a exposição;
- Elaboração de exemplares de camaleões com massa de moldar e respetiva pintura, como parte integrante de uma maquete ilustrativa dos variados habitats do camaleão-comum do Algarve;
- Montagem de um ninho com exemplares de ovos e fêmea, destacando a coloração da mesma nesta altura, para inserção na maquete ilustrativa criada;
- Elaboração de origamis em formato de camaleão para oferecer aos visitantes da exposição, como forma de agradecimento;
- Visita ao atelier do artista local, o sr. “Palhó”, com o objetivo de pintar uma escultura de um camaleão-comum para incluir na exposição.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
- Promoveu um maior conhecimento das características do camaleão-comum do Algarve;
- Sensibilizou para a situação atual da espécie na região e seu estatuto;
- Informou sobre como proceder diante do avistamento de um camaleão-comum, participando ativamente na preservação da espécie e identificação de locais;
- Sensibilizou sobre a importância da preservação do habitat do camaleão-comum;
- Destacou a importância da participação dos cidadãos na preservação do ambiente e das suas espécies, para esta geração e gerações futuras.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
- Lemos, A., Cibrão, C., Salsa, J., Cunha, R., Sousa, J.P. (2020). CienTIC – Ciências Naturais 5º ano. 1ª Edição, Porto Editora. Porto.
- Camaleão-comum o habitante algarvio. Disponível em: http://almargem.org/biodiv/camaleao-comum-o-habitante-algarvio/ Acesso em: 24 de março de 2022.
- Camaleão mantido em cativeiro ilegal. Disponível em http://rias-aldeia.blogspot.com/2021/11/camaleao-mantido-em-cativeiro-ilegal-em.html Acesso em: 20 de maio de 2022.
-Camaleão do Algarve. Disponível em: https://www.aldeia.org/portal/PT/30/EID/131/DETID/1/default.aspx Acesso em: 20 de março de 2022.
Camaleão desaparecido há mais de 100 anos é reencontrado em Madagáscar. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Biologia/noticia/2020/10/camaleao-desaparecido-ha-mais-de-100-anos-e-reencontrado-em-madagascar.html Acesso em: 20 de março de 2022.
- Com 2 centímetros, a menor espécie de camaleão é descoberta em Madagáscar. Disponível em https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Biologia/noticia/2021/01/com-2-centimetros-menor-especie-de-camaleao-e-descoberta-em-madagascar.html Acesso em: 20 de maio de 2022.
- Há um novo projeto para ajudar os camaleões do Algarve. Disponível em: https://www.wilder.pt/naturalistas/ha-um-novo-projecto-para-ajudar-os-camaleoes-do-algarve/ Acesso em: 25 de março de 2022.
-Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Répteis. ICNF. Instituto da Conservação da natureza e das Florestas. Disponível em: http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/patrinatur/lvv/lista-repteis Acesso em: 27 de março de 2022.
- Nossas causas. Disponível em: https://www.asunim.co/pt/causas/ Acesso em: 25 de abril de 2022.
-Répteis em vias de extinção . Disponível em: https://knoow.net/outros/lista-dos-maiores/repteis-vias-extincao-portugal-lista-dos-xx-ameacados/ Acesso em: 28 de abril de 2022.
- 8 Curiosidades sobre os camaleões. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/animais/40118-8-curiosidades-sobre-os-camaleoes.htm Acesso em: 20 de maio de 2022.
- 12 Curiosidades sobre o camaleão. Disponível em https://www.curtoecurioso.com/2015/05/12-curiosidades-sobre-o-camaleao.html Acesso em: 20 de maio de 2022.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
O trabalho realizado contou com:
- Modelagem em massa de vários exemplares da espécie de camaleão-comum e pintura, em articulação com as disciplinas Educação Tecnológica, Ciências Naturais e Matemática, observando o tamanho, cor do revestimento e características da espécie em variadas épocas do ano e situações;
- Elaboração de cartazes, panfletos e convites para a exposição realizada, contando com a articulação entre as disciplinas de Português (elaboração de um convite e cartaz promocional), Matemática (medições para a elaboração dos cartazes e tamanho de letras) e Educação Visual (adequação do material a ser utilizado para a escrita e estética dos cartazes);
- Pesquisa e seleção dos conteúdos utilizados em articulação com Ciências e História e Geografia de Portugal, considerando a localização da espécie (habitat) e sua história na região, bem como as características inerentes à espécie de camaleão, como um ser vivo do Reino Animal;
- Desenvolvimento de uma atitude pró-ativa em relação à Biodiversidade local, regional e global, em articulação com as disciplinas de Ciências e Cidadania;
- Reprodução de parte do habitat do camaleão-comum do Algarve, ressaltando as dunas e matas e, também recriando um ninho para observação, uma articulação entre Ciências e Educação Tecnológica, destacando o número de indivíduos da espécie, cor do revestimento da fêmea e proporção dos tamanhos.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
“Camaleão do Algarve – Uma Luta Pela Preservação”.

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.