Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Básica e Secundária José Falcão (Miranda do Corvo)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Comemoração do Dia Mundial da Água e do Dia Mundial da Árvore

Breve descrição da ação:
- Plantação de árvores autóctones;
- Elaboração de exposições comemorativas do Dia Mundial da Água e do Dia Mundial da Árvore e de cartazes sobre a importância de poupar água.

Intervenientes:
Os alunos do 5.º ano da Escola Básica e Secundária José Falcão.

Data de realização:
Ao longo do 1º e 2º Período, com a plantação no Dia Mundial da Árvore (21 de março) e exposições alusivas aos dias comemorativos.

Local de realização:
Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo (escolas do Agrupamento)

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Sensibilizou os alunos e a comunidade escolar em geral para a necessidade de proteger a nossa floresta e os nossos rios.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
- Ao longo do ano letivo, os alunos no 5.º ano, foram tendo ações de sensibilização de forma a desenvolverem uma consciência ecológica e de respeito pelo Ambiente;
- Nas aulas de Educação para a Cidadania, os alunos foram estimulados a desenvolver o espírito crítico sobre o Ambiente e a Sustentabilidade e refletiram sobre os ODS;
- Desenvolveram diversos projetos com o objetivo de sensibilizar a Comunidade Educativa para a emergência ambiental atual;
- Desenvolveram um projeto para reflorestar os espaços escolares;
- Assinalaram o Dia Mundial da Água e da Árvore.
Os alunos trabalharam em Metodologia de Projeto. Esta metodologia dá a oportunidade aos alunos de debater ideias, trocar opiniões e fazer sugestões em estreita colaboração com os seus colegas para que, juntos, possam organizar o trabalho a desenvolver de forma estimulante, produtiva e com os contributos que cada um disponibiliza.
Durante o 1.º Período, semearam as sementes das plantas autóctones (carvalho, castanheiro, ...). Os alunos foram tomando conta das plantas fornecendo luz e água quando necessário. No Dia Mundial da Árvore, os alunos plantaram algumas árvores na escola sede. Já foram plantadas algumas árvores na Escola Ferrer Correia e iremos plantar as restantes nas escolas do 1.º Ciclo do Agrupamento. Os alunos realizaram árvores com material reciclável (concurso de árvores). Realizaram cartazes apelativos para a poupança da água que foram distribuídos pela escola sede.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Resultados: Plantação de árvores autóctones; exposições de sensibilização.
Os alunos e a comunidade educativa ficaram mais sensibilizados para a temática. Os alunos contribuíram para que haja mais biodiversidade no espaço escolar.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Vários sites no google, vídeos no youtube e manuais escolares.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
O trabalho foi articulado com os conteúdos escolares de CN, EV, ET, Cidadania, Português, EMRC e HGP.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Escolha um Planeta melhor! Recusa, repensa, reduza, reutiliza e recicla!

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.