Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Básica de Campelos (Torres Vedras)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Plantação de 26 árvores autóctones.

Breve descrição da ação:
Havendo um espaço sem árvores na escola foi proposta a reflorestação do espaço, as 10 turmas na disciplina de Ciências Naturais pesquisaram as árvores autóctones que podiam ser plantadas, posteriormente, os coordenadores do Eco escolas entraram em contacto com o departamento florestal da Câmara Municipal de Torres Vedras que se prontificou a fornecer as árvores e ajuda na sua plantação.
Assim, foram plantadas: 4 Carvalhos Português, 5 Sobreiros, 5 Azinheiras, 6 Medronheiros, 6 Alfarrobeiras

Intervenientes:
Professores, alunos e técnicos do departamento florestal da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Data de realização:
23 de novembro de 2021

Local de realização:
Escola Básica Gaspar Campello

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Aumento do número de espécies presentes na escola.
A biodiversidade apresenta importância ambiental, econômica, social e até mesmo cultural. No que diz respeito às funções ambientais, não podemos nos esquecer de que ela é essencial para o funcionamento e equilíbrio de todos os ecossistemas do planeta. Como sabemos, todos os seres vivos participam de alguma forma da cadeia alimentar, e a retirada de um organismo pode desencadear desequilíbrio ecológico. Além disso, outras relações entre os seres vivos são importantes. Sem polinizadores, por exemplo, muitas espécies deixariam de existir.
A biodiversidade apresenta também um papel importante para o homem, uma vez que a utilizamos como fonte de alimento, de energia e como matéria-prima para a construção de vários objetos, como a fabricação de roupas, medicamentos, cosméticos e vários outros produtos. Não podemos nos esquecer ainda de que a biodiversidade é frequentemente explorada para lazer e turismo. A escola fica ainda mais rica e estamos a promover uma floresta assente em árvores autóctones de forma a promover a biodiversidade assim como a produção de bens e serviços.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1 – Pesquisa das árvores autóctones.
2 – Contacto com o departamento florestal da Câmara Municipal de Torres Vedras.
3 – Plantação das 26 árvores autóctones (23-11-2021).
4 – Colocação de Placas Identificadoras (08-04-2022)
5 – Rega das árvores sempre que necessário.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Zona arborizada com 26 árvores em crescimento, com particular destaque para os Sobreiros que já apresentam uma altura superior a 20 centímetros.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Sites:
Manual do 8º ano de Ciências Naturais

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Sendo o tema do 8.ºano, Terra, um planeta com vida – Sustentabilidade na Terra, fazia todo o sentido articular esta actividade, que consistiu na plantação de árvores autóctones, com os conteúdos da disciplina de Ciências Naturais articulando ainda com as disciplinas de Físico-química e Geografia. Caracterizando um ecossistema na zona envolvente da escola, tais como, aumento dos níveis de organização Biológica e Biodiversidade.
As árvores autóctones são de extrema importância pois para além de outras razões são: árvores mais adaptadas às condições do solo e do clima nacionais. Logo, tornam-se mais resistentes a pragas e doenças e a secas; são habitat para diversas espécies animais também estas autóctones; embora tenham um crescimento mais lento, são geralmente mais resistentes aos incêndios florestais.
As medidas de protecção e conservação da natureza, passam assim, pela protecção de espécies ameaçadas, pelo controlo da poluição, pelo controlo de invasoras e claro por uma reabilitação das áreas florestas autóctones.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Preservar as espécies autóctones, é preservar a história, o ambiente e a biodiversidade.

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.