Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Ações de reflorestação utilizando espécies autóctones

Breve descrição da ação:
Duas das ações de reflorestação coincidiram com a 12º Edição da Reflorestação Nacional que decorreu em Torres Vedras entre 15 a 30 de novembro de 2021. Estas ações tiveram como principal objetivo a sensibilização dos alunos sobre a importância das espécies autóctones e a sua contribuição para a melhoria dos ecossistemas intervencionados.
Em fevereiro foi realizada mais uma ação com os nossos alunos a convite do Município.

Intervenientes:
Os intervenientes das ações de reflorestação foram alunos dos Cursos Técnicos Profissionais de Agropecuária e de Recursos Florestais e Ambientais, acompanhados por 2 professores, bem como, técnicos do Gabinete Técnico Florestal do Município de Torres Vedras e alguns elementos das Equipas de Sapadores Florestais do Município.

Data de realização:
(1) 15 de novembro de 2021 (2) 18 de novembro 2021 (3) 18 de fevereiro de 2022

Local de realização:
(1) Terreno junto ao Canil Municipal de Torres Vedras (31F e 31C) (2) EPAFBL – Ação de sensibilização (GTF) e Plantações simbólicas (32A e 32B) (3) Serra de São Julião

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
As ações de reflorestação realizadas em terrenos extra-escolares pretenderam dotar terrenos baldios de espécies autóctones florestais. Estas espécies, mais adaptadas às nossas condições climáticas e edáficas, necessitarão de menos cuidados para sobreviverem, levando a um maior sucesso na reflorestação destes locais. Para além disso, permitirão fornecer alimento e abrigo a muitas espécies de passeriformes e outras aves que existem nestes locais, bem como de alguns mamíferos, como texugos, coelhos, entre outros.
Na Serra de S. Julião, situada na freguesia de Carvoeira e Carmões, pretende-se mesmo implementar um Eco-Parque.
Nos terrenos escolares, pretendeu-se aumentar o número de espécies autóctones, espalhando-as em alguns locais onde os terrenos apresentavam algum deslizamento e erosão.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
No âmbito do programa Eco-Escolas é realizada uma auditoria ambiental no início do ano letivo, onde se testam vários conhecimentos, nomeadamente sobre a floresta, espécies autóctones e sua importância.
Com o objetivo de melhorar os conhecimentos adquiridos, as turmas do Curso Técnico Florestal e Ambiental, serviram de apoio a todas as sessões de reflorestação pois apresentavam mais conhecimentos teórico-práticos, resultantes das disciplinas técnicas do seu curso. O Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Torres Vedras também teve uma participação muito importante, realizando uma pequena sensibilização antes de cada uma das ações de reflorestação e cedendo todas as espécies plantadas.
Passando para a ação, passamos a descrever o que foi feita em cada reflorestação:
15 de Novembro - Inserida na “Comemoração da Semana de Reflorestação Nacional”, os alunos do Curso Profissional Técnico de Recursos Florestais e Ambientais (31ºF) e de Produção Agropecuária (32ºC) participaram nesta reflorestação. A mesma realizou-se junto ao Canil Municipal de Torres Vedras onde foram plantadas várias espécies autóctones nomeadamente, Pinheiro-manso (Pinus pinea), Medronheiro (Arbutus unedo), Sobreiro (Quercus suber), Carvalho-português (Quercus faginea), Alfarrobeira (Ceratonia siliqua) e Zambujeiro (Olea europaea var. sylvestris). Esta iniciativa foi dinamizada e acompanhada pela Equipa do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Torres Vedras.
18 de novembro - No seguimento das ações desenvolvidas no âmbito da semana de "Comemoração da Semana de Reflorestação Nacional", foi realizada uma plantação de espécies autóctones nos espaços exteriores da nossa Escola onde, inicialmente, os alunos assistiram a uma sessão sobre a Importância da Floresta, dada pelo Eng.º Renato Ferreira do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Torres Vedras. Estiveram envolvidas duas turmas de 2º ano do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária sob a orientação da Equipa do Gabinete Técnico Florestal e alguns elementos dos Sapadores Florestais. Nesta ação foram plantados Pinheiros mansos (Pinus pinea), Medronheiros (Arbutus unedo), Alfarrobeiras (Ceratonia siliqua) e Sobreiros (Quercus suber).
18 de fevereiro - Cerca de 600 árvores e arbustos autóctones foram plantados em 1,5 hectares de terrenos baldios na Serra de São Julião, propriedade da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Carvoeira e Carmões. Entre estas espécies encontram-se o Sobreiro (Quercus suber), Medronheiro (Arbutus unedo), Carvalho português (Quercus faginea), Alfarrobeira (Ceratonia siliqua), Zambujeiro (Olea europaea var. sylvestris), Azinheira (Quercus ilex) e Carvalho alvarinho (Quercus robur) foram as espécies plantadas.
Estas ações foram divulgadas através das plataformas digitais e também do site da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Para finalizar este projeto da melhor forma possível, no Dia Eco-Escolas estiveram patentes duas exposições, gentilmente cedidas pela ABAE, denominadas “Árvores Nativas de Portugal” e “Árvores em Tecido” onde toda a comunidade escolar podia conhecer as espécies autóctones portuguesas mais importantes ao nível florestal. Toda a comunidade escolar foi convidada para as exposições realizando um pequeno questionário, fornecido também pela ABAE, mas passado para um Google Forms de forma a não gastar papel.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Neste momento ainda é muito cedo para averiguar os impactos da ação realizada. Poderemos constatar ano a ano as espécies que sobreviveram, como se encontra a qualidade do solo e o seu nível de erosão e observar o aparecimento/aumento de alguma fauna.
No entanto, para além do ecossistema em si, penso que o mais importante foi conseguido, transmitindo a importância da floresta e principalmente das vantagens das espécies autóctones. O grau de satisfação dos alunos foi elevado e vieram de coração cheio porque “já plantaram mais do que uma árvore”!

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
- Árvores Indígenas em Portugal Continental - Guia de Utilização; Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. , 2020.
- Floresta portuguesa : imagens de tempos idos / José Neiva Vieira ; coord. Joaquim Sande Silva, Inês Machado ; rev. Inês Machado. - [Lisboa] : Público : Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, 2007.
- Guia de campo : as árvores e os arbustos de Portugal Continental / coord. ed. Joaquim Sande Silva ; coord. cient. Pedro Bingre... [et al.] ; il. Tomáz Díaz González. - Lisboa : Público : Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, 2007.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Em relação aos primeiros anos dos Cursos Técnico Profissionais, esta temática enquadra-se no módulo A1 de Biologia, “Unidade e Diversidade Biológica”, em que se fala da importância da conservação das espécies e do equilíbrio dos ecossistemas.
No que diz respeito aos segundos anos dos Cursos Técnico Profissionais, esta temática foi enquadrada no módulo A5 de Biologia, “Evolução e Classificação dos Seres Vivos”.
Nas turmas dos Cursos Técnico Profissionais de Recursos Florestais e Ambientais estas temáticas são abordadas nas disciplinas técnicas de Ecologia e Silvicultura, em diferentes UFCD mas com especial enfoque nas UFCD4428 - Dendrologia e UFCD4438 - Sistemas de Produção Florestal.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Made in Portugal: Reflorestar com o que é nosso!

Link do vídeo:

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