Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Centro Educativo Alice Nabeiro (Campo Maior)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Festival dos Grous - Oficinas de Educação Ambiental

Breve descrição da ação:
Apresentação da História " O Voo dos meninos sonhadores" no âmbito do IV festival dos Grous 2022 no Centro Ambiental do Xêvora em 12 de Fevereiro de 2022. Nesta ação aberta à comunidade os alunos do CEAN apresentaram o livro com realidade amentada escrito durante a fase pandémica em família. O resultado é um livro dinâmico e divertido tendo por base a migração do grou comum. Durante a manhã, cerca de 100 participantes percorreram os caminhos municipais para fazer a observação de várias espécies da avifauna campomaiorense. Ainda de manhã, no Centro Ambiental do Xévora, decorreram diversas atividades de âmbito pedagógico, como a oficina de construção de Caixas Ninho e comedouros para Aves; a apresentação da história ” O voo do menino sonhador”; Oficina de realidade aumentada, Mural da biodiversidade e oficina de origami. Estiveram envolvidas diversas entidades parceiras como o CEAN, o GEDA, a SPEA, o Município de Campo Maior e o agrupamento de escolas.

Intervenientes:
Estiveram envolvidas diversas entidades parceiras como o CEAN, o GEDA, a SPEA, o Município de Campo Maior e o agrupamento de escolas.

Data de realização:
12 de Fevereiro de 2022

Local de realização:
Centro Ambiental do Xêvora - Aldeia de Ouguela

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
O IV Festival dos Grous é uma iniciativa do GEDA – Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura, em parceria com o Município de Campo Maior e comunidade escolar (Agrupamento de Escolas de Campo Maior e Centro Educativo Alice Nabeiro), contando com o apoio do projeto Eurobird, através do Interreg-FEDER, e ainda a SPEA, E-Redes, Turismo do Alentejo e Ribatejo e restaurante São Pedro. A IV edição deste festival mostra a importância internacional do evento bem como de Campo Maior como zona de migração ocidental relevante. A articulação entre amadores, profissionais, fotógrafos e ornitólogos, alunos das escolas e comunidade local ajudam a perceber a real importância do evento numa aldeia com apenas 45 habitantes. O centro ambiental permite alojamento aos visitantes e técnicos e as diversas atividades são dispersas por vários locais de forma a levar o festival a toda a comunidade. A conservação das aves migratórias e a sensibilização da comunidade cresce em Campo Maior dos mais novos aos mais crescidos que se juntam movidos pela magia do Grou e as histórias em seu redor. A presença permanente da SPEA, do GEDA, da REDE (EDP) e a EUROBIRD, são sinónimo de união estratégica para a sustentabilidade.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1. setembro de 2021- Criada a comissão organizativa do IV Festival dos Grous ( gestão participativa entre todos os parceiros com chuva de ideias para o programa 2022) - Criação dos grupos de trabalho
2. Reuniões mensais dos grupos de trabalho para definição das ações ( CEAN, CERNE, GEDA, SPEA- Educação Ambiental)
3. Planificação da atividade do CEAN - apresentação do livro "Voo dos meninos sonhadores", oficina de origamis, oficina de realidade aumentada e painel da biodiversidade fotowall.
4. Concretização da ação
5. Reunião de avaliação com todos os parceiros

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
1. Em plena pandemia foi possível manter a III e IV edição do Festival com recurso a novas tecnologias e muito trabalho voluntário.
2. O envolvimento dos alunos do CEAN é fundamental desde o arranque da primeira edição. O projeto eco escolas premiado pela Eurovisão sobre a migração, que deu origem ao documentário "The birdspotter" foi o ponto de partida para a primeira edição.
3. A consistência e crescimento anual do evento garante já uma reserva na agenda local e nacional.
4. A IV edição dividida em dois momentos devido à pandemia registou o maior numero de participantes de sempre (com exceção da edição virtual dado que os registo estão on line e continuam a chegar atualmente a muitos interessados).
5. A apresentação de trabalhos de clube de ornitologia do CEAN é sempre um ponto relevante dado que desta forma abrimos ao exterior as nossas produções.
6. Valorização das competências pessoas, sociais e comunicacionais dos nossos alunos.
7. Envolvimento das famílias e da comunidade.
8. Relação entre gerações, especialistas e voluntários como exemplos para as crianças

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
https://geda.pt/iv-festival-dos-grous-um-belissimo-dia-de-birdwatching/
https://geda.pt/curso-de-turismo-e-geda-lancam-2a-edicao-do-guia-das-mais-emblematicas-aves-de-campo-maior/?fbclid=IwAR3wI09UZwauOZLIdPx1abdiRGC-h6q3xl1oNF_PzYwL1puPG5lVwiR9HSU

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
O projeto em causa integra-se na dinâmica do Centro Educativo Alice Nabeiro no âmbito do trabalho de clube Eco Escolas e clube ciência viva na Escola. Envolve ainda trabalho colaborativo com outros estabelecimentos de ensino como o Agrupamento de Escolas de Campo Maior com o Centro Escolar Rui Nabeiro no 1º e 2º ciclo e ainda os cursos profissionais de animação turística.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Voando com os grous, unindo a europa! Aves sem fronteiras.

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.