Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Básica Trigal de Santa Maria (Braga)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
No âmbito do dia Mundial da Árvore ou da Floreta, celebrado a 21 de março, promoveu-se, no dia e na véspera, várias atividades de sensibilização da comunidade educativa para a importância, quer ao nível ambiental e ecológico, quer ao nível da qualidade de

Breve descrição da ação:
A ação visada centrou-se em várias dinâmicas/atividades desenvolvidas sobretudo pelos discentes do oitavo ano de escolaridade, em colaboração com os professores de Ciências Naturais, a saber:
- Sensibilização dos alunos de todas as turmas da Escola Básica Trigal de Santa Maria para a importância da sustentabilidade, preservação e regeneração da biodiversidade local;
- Recolha de árvores autóctones (carvalhos e sobreiros) cativas no recinto escolar e replantação das mesmas em recipientes reutilizáveis, para oferta à comunidade educativa e posterior plantação na área de residência da comunidade escolar de Tadim, Braga;
- Produção de hortas biológicas, verticais e horizontais, pelas turmas supracitadas;
- Manutenção do charco “Borbolinha”;
- Intervenção nos espaços verdes do recinto escolar (limpeza e cuidados gerais).

Intervenientes:
A ação realizada teve vários intervenientes, nomeadamente, todos os alunos das turmas A, B, C e D do oitavo ano de escolaridade e alunos do segundo ciclo; colaboração dos discentes inscritos em projetos/clubes promovidos pela escola, tais como: Eco-Escolas, Clube do Ambiente e Clube da Ciência Viva do Trigal; professores das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual, Português e Cidadania e Desenvolvimento; pessoal não docente e docente; e agregados familiares.

Data de realização:
A ação realizou-se durante todo o ano letivo, especialmente no dia 21 de março de 2022 e véspera.

Local de realização:
Os locais selecionados para a realização foram sobretudo o recinto escolar da Escola Básica de Trigal de Santa Maria (Tadim, Braga) e as áreas limítrofes, nomeadamente, as áreas de residência dos alunos e dos respetivos agregados familiares.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A atividade teve como base a sensibilização para a importância da preservação da biodiversidade local, através da:
- Plantação de árvores de espécies autóctones de Portugal (por exemplo, carvalhos e sobreiros), recolhidas nos espaços do recinto escolar, para doação e consequente plantação na área de residência da comunidade escolar de Tadim, fundamental para a criação de espaços verdes mais sustentáveis e resistentes aos fogos;
- Limpeza e manutenção do charco da escola, privilegiando a preservação de espécies autóctones (vegetais e animais) e remoção de espécies invasoras.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
A ação decorreu em várias etapas:
- Elaboração de um trabalho de pesquisa orientado relativo à importância da preservação da Biodiversidade;
- Elaboração e declamação de poemas alusivos ao Dia da Árvore e da Floresta;
- Investigação referente às árvores autóctones de Portugal;
- Identificação das árvores autóctones nos espaços do recinto escolar;
- Recolha de árvores autóctones nos espaços do recinto escolar para recipientes de plástico reutilizáveis;
- Oferta de árvores autóctones recolhidas no recinto escolar à comunidade no Dia Mundial da Árvore (21 de março);
- Replantação de espécies autóctones;
- Exposição dos trabalhos elaborados pelos alunos sobre as árvores autóctones existentes nos espaços circundantes da escola: carvalho português, sobreiro, azevinho, castanheiro, oliveira, entre outras;
- Elaboração de flores com materiais reutilizáveis, nomeadamente garrafas de plástica para oferta à comunidade educativa;
- Divisão dos quatro canteiros (um por cada turma do 8º ano de escolaridade), para criação de hortas biológicas horizontais;
- Disseminação das sementes de pepino, salsa, alface, abóbora, feijão e couve nos canteiros horizontais;
- Manutenção da horta vertical, nomeadamente plantação de ervas aromáticas e amores-perfeitos;
- Manutenção do charco “Borbolinha”, nomeadamente, limpeza, extração de plantas invasoras, replantação de espécies autóctones e requalificação do espaço envolvente;
- Intervenção nos espaços verdes do recinto escolar (limpeza e cuidados gerais).

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
A ação descrita surtiu efeito junto de toda a comunidade educativa na:
- conservação da Biodiversidade local (limpeza dos espaços verdes do recinto escolar e proteção das árvores mais frágeis; limpeza e manutenção da biodiversidade do charco;
- proteção das espécies autóctones (identificação de espécies com utilização da aplicação móvel “PlantNet” e sua preservação local e regeneração;
- produção de hortas biológicas para usufruto da comunidade educativa;
- Intervenção da horta vertical;
- promoção de mudança de comportamentos, incentivando à adoção de práticas que contribuam para a preservação e regeneração das florestas, nomeadamente, das espécies autóctones – produção de cartazes e mensagens pelos alunos do 8º ano;
- promoção de atividades ao ar livre, na valorização do contacto com a Natureza;
- promoção/incrementação da política dos 5R´s (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) com o intuito de que o impacto do resíduo sobre o meio ambiente seja reduzido e se alcance a sustentabilidade.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Para o planeamento, desenvolvimento e implementação da ação descrita, os alunos consultaram o manual escolar do 8º ano de escolaridade (CienTIC, Porto Editora); recorreram à internet e realizaram pesquisa em vários sites, a saber:
- Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (https://www.icnf.pt/florestas/prof);
- Quercus (https://quercus.pt/alimentacao-sustentavel/);
- Quercus (https://quercus.pt/conservacao-da-natureza/);
- Quercus (https://quercus.pt/educacao-ambiental/);
- Quercus (https://quercus.pt/floresta/);
- Quercus (https://ecoresponsabilidade.wordpress.com/);
- Associação portuguesa para a Conservação da Biodiversidade ( https://www.fapas.pt/ );
- Florestas portuguesas ( https://florestas.pt/conhecer/habitats-da-floresta-portuguesa-um-refugio-de-biodiversidade/ );
- Eco-escolas ( https://ecoescolas.abae.pt/wp-content/uploads/sites/3/2020/05/GUIA-TEM%C3%81TICO_BIODIVERSIDADE.pdf );
- Parque Nacional da Peneda-Gerês (https://www.walkingpenedageres.pt/pt/Conhecer/p%C3%A1gina-simples-3/ );
- Naturdata (https://naturdata.com/especies-de-portugal/);
- Museu de Biodiversidade da Universidade de Évora (https://www.museubiodiversidade.uevora.pt/ );

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
A ação descrita está completamente integrada nas aprendizagens essenciais da disciplina de Ciências Naturais, do 8º ano de escolaridade, nos domínios/subdomínios: Sustentabilidade na Terra (Organização biológica dos ecossistemas e dinâmicas de interação entre seres vivos e ambiente); Equilíbrio dinâmico e sustentabilidade da Terra (Sucessões ecológicas); Gestão dos ecossistemas e desenvolvimento sustentável (Serviços dos ecossistemas); Catástrofes e equilíbrio dos ecossistemas; Proteção dos ecossistemas; Conservação da Natureza no ordenamento e gestão do território (Entidades de proteção e conservação da Natureza em Portugal); e Gestão de resíduos e desenvolvimento sustentável.
De notar que a ação visada decorreu em articulação com os Clubes e Projetos existentes na Escola e com as disciplinas de Português, Educação Visual e Cidadania e Desenvolvimento.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Protege as árvores! Planta árvores! Protege a vida!

Link do vídeo:

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