Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Colégio O Cantinho dos Amigos (Seixal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Construção do Hotel de insetos

Breve descrição da ação:
No início do ano letivo, constatámos que o nosso recreio estava um pouco desarrumado e danificado.
Decidimos melhorar os espaços.
Melhorar os espaços, conta. Também, melhorar quem os visita. Ou seja, as crianças queriam observar animais no seu espaço.
O ponto de partida foi a recuperação do nosso Hotel de insetos, um projeto iniciado no ano letivo anterior. Começámos por envolver as famílias na recolha do material necessário.
Construído o espaço, foi necessário investigar quem mora num hotel de insetos, o que precisa e do que se alimenta, para que os visitantes encontrassem neste espaço as condições ideais.
Percebemos que os insetos também iriam ajudar a nossa horta, então fizemos parceria com o grupo da horta. Enquanto o grupo cuidava da horta, nós observávamos se havia novos visitantes, dos quais identificávamos se se tratavam de “amigos” ou “inimigos” do nosso espaço.
Fomos acompanhando as estações a passarem. No outono, ficou tudo pronto, mas não conseguimos observar muitos animais durante esta estação, nem durante o inverno. Com o frio e a chuva, não podíamos ir para o nosso espaço exterior, no entanto, investigámos que os nossos habitantes insetos, gostam de se abrigar no hotel durante esse tempo.
Mais tarde, com a chegada da primavera, observámos uma variedade de animais a visitarem o nosso espaço exterior, principalmente pássaros. Viemos a perceber que os pássaros gostavam do nosso espaço porque encontravam muito alimento, ou seja, os insetos vieram morar no nosso hotel e como são alimento para outras espécies, estas também passaram a visitar-nos, acabando por alguns deles, construírem os seus ninhos no nosso espaço.
Com isto, pudemos dar início à pesquisa das características de cada uma das espécies observadas. Em colaboração com as famílias, foram elaborados pequenos projetos e partilhados na sala.
Com o estudo sobre a biodiversidade, veio a importância de cada um no nosso planeta. Como é que bichos tão pequenos são tão importantes na natureza?
Descobrimos, entre variadas coisas, a polinização, ou como dizem as crianças, o namoro das flores. Pequenas informações, mas grandes descobertas.
Perceberem o sentido da vida, a dependência uns dos outros, o partilhar o espaço, o respeito pelo próximo.
Hoje em dia, temos crianças a conviver com a natureza, sem medo dos pequenos bichos que encontram, respeitando e preservando os espaços que partilham.
Foram meses de aprendizagem, onde desenvolveram as suas competências nas áreas de formação pessoal e social (no respeito pelos outros, pelas diferentes características, sentido de pertença,…); na área das expressões (capazes de representar diferentes projetos artísticos, capazes de imitar comportamentos dos animais, capazes de desenvolver um jogo simbólico na natureza,…); na área da comunicação (desenvolvendo o seu vocabulário nesta temática, sabendo adequar o discurso para apresentar aos outros,..); na área da matemática (seriando material, identificando diferenças e semelhanças, organizando dados, dispondo, contando, medindo,…) e na área do conhecimento do mundo (crianças mais curiosas, dispostas a questionar, procurar, verificar,…).
Foi um desafio que nos permitiu a importância da natureza e o respeito e preservação da mesma. Se queremos um planeta mais verde, mais sustentável e com mais poder de regeneração, temos que ser os primeiros a perceber onde estão as fragilidades e agir para a sua melhoria. Por isso, foi importante envolver as famílias, para que o nosso conhecimento e ação fossem partilhados, não só dentro da nossa sala, mas a começar na casa de cada uma destas crianças.
Acreditamos que mudar o nosso comportamento pode ser uma pequena pegada numa longa caminhada de mudança para o nosso planeta. Afinal é possível aprender a viver juntos.

Intervenientes:
2 salas de pré-escolar

Data de realização:
Durante o ano letivo

Local de realização:
Espaço exrterior e sala

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Queríamos ter animais no nosso espaço exterior.
Conseguimos observar diversas espécies.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Descrito na descrição da ação

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Projetos em parceria com as famílias

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.