Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Secundária Jorge Peixinho (Montijo)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Desenvolver uma campanha de forma a sensibilizar a comunidade para o problema do desaparecimento dos insetos polinizadores.

Breve descrição da ação:
Pesquisa sobre causas da extinção dos polinizadores e formas para resolver o problemas
Elaboração de um jornal com a notícia sobre a "Polinizadores em extinção é uma grande ameaça à tua alimentação" e com vasos feitos em papel reciclado e papel reciclado com sementes incorporadas para distribuir.
Construção de um Hotel de insetos e informação sobre os principais "hóspedes" do hotel.
Exposição do jornal e do hotel de insetos. Colocação do hotel junto da horta da escola.

Intervenientes:
Liliana Graça, Martim D´ Aire, Tomás Pereira e Vasco Costa - 8º E - Hotel de Insetos
Maria Beatriz Coelho, Mateus Godinho, Rebeca Almeida, Rodrigo Pereira e Sofia Mira - 8ºD – Jornal

Data de realização:
Exposição de 2 a 6 de maio e colocação do hotel de insetos a 13 de junho

Local de realização:
Átrio da escola e horta biológica

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A cidade do montijo tem vindo a crescer muito. Embora tenham sido criados espaços verdes, estes apresentam fraca biodiversidade a nível da floral.
Para além disso, o medo que a população em geral tem dos insetos faz com que cimente zonas de baldios, usem inseticidas/pesticidas nos canteiros de casa/jardins e só plantem uma pequena diversidade de plantas.
A campanha desenvolvida pretende desmistificar este medo dos insetos, explicar a sua importância para os ecossistemas e capacitar a população para intervir de forma a promover o desenvolvimento deste grupo de seres vivos tão importante para todos nós.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1. Pesquisar: causas e consequências do desaparecimento dos insetos polinizadores; medidas que cada um deve adotar para minimizar o problema e o que a comunidade pode fazer para o resolver. Organização da informação recolhida.
2. Elaboração da campanha de sensibilização.
3. Implementação da campanha de sensibilização através da:
3.1. exposição do jornal e do hotel de insetos;
3.2. distribuição papel reciclado com sementes de plantas "amigas dos insetos polinizadores" e do respetivo vaso em papel reciclado;
3.3 colocação do hotel de insetos no pátio exterior da escola, junto da horta biológica.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
• “A beleza oculta da polinização” (7m 19segundos)
• “Porque as abelhas estão a desaparecer?” (15m30segundos)
• natgeo_portugueses_extincao_insetos: https://www.natgeo.pt/animais/2020/02/portugueses-na-luta-contra-extincao-de-insetos
• visao_insetos_podem_desaparecer: visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2019-02-15-insetos-podem-desaparecer-em-100-anos-e-isso-e-catastrofico/
• wilder_cinco_insectos_procurar: www.wilder.pt/naturalistas/cinco-insectos-polinizadores-para-procurar-em-portugal/
• Hotel_Insectos: webstorage.cienciaviva.pt/public/pt.cienciaviva.io/recursos/files/centro_recursos_cienciaviva_hotel_insectos_04-03-2019_6419484705c9b7.pdf
• canteiros_de_polinizadores: academia.cienciaviva.pt/recursos/recurso.php?id_recurso=347

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
O trabalho está inserido no conteúdo programático: Perturbações no equilíbrio dinâmico dos ecossistemas.
Pretende alcançar as seguintes aprendizagens essenciais:
 Discutir causas e consequências da alteração dos ecossistemas.
 Interpretar a influência de alguns agentes poluentes nos ecossistemas, partindo de problemáticas locais ou regionais e analisando criticamente os resultados obtidos;
 Sugerir opções para a conservação dos ecossistemas e o seu contributo para as necessidades humanas, bem como a importância da ciência e da tecnologia na sua conservação.
 Discutir medidas que diminuam os impactes das catástrofes de origem antrópica nos ecossistemas, em geral, e nos ecossistemas da zona envolvente da escola, em particular.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Polinizadores em extinção... é uma grande ameaça à tua alimentação

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.