Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Conhecer e preservar a biodiversidade local

Breve descrição da ação:
O projeto Marka é um projeto desenvolvido no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco com o objetivo de construir um currículo identitário, cujo principal objetivo é articular o currículo nacional com o património natural local. São envolvidas várias disciplinas para dar o seu contributo em colaboração com Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Parque da Devesa. Em articulação com o Parque da Devesa, foi escolhida a espécie local a trabalhar. Depois da capacitação de professores, os alunos realizaram um workshop no Parque sobre a espécie escolhida. De seguida, foram aprofundados os conhecimentos sobre a espécie, em sala de aula, na disciplina de Ciências Naturais. Os alunos aprenderam a desenvolver infográficos e flyers, articulando com outras disciplinas, nomeadamente Cidadania e Desenvolvimento. Ainda, nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica os alunos fizeram a expressão artística do aprendido usando vários materiais e técnicas. No final do ano está prevista uma exposição para toda a comunidade educativa com os trabalhos elaborados.

Intervenientes:
- Entidade parceira: Parque da Devesa de Vila Nova de Famalicão
O Parque da Devesa é um recente espaço verde urbano situado junto ao centro da cidade de Vila Nova de Famalicão com 27 hectares. É um local privilegiado de contacto com a natureza, lazer, convívio, desporto e um veículo de excelência para a educação ambiental e para a sustentabilidade, e uma mais-valia cultural, cívica e ética, propondo-se a contribuir para o crescimento integral dos cidadãos no respeito pelas pessoas, pela natureza e pelas ge

Data de realização:
Ano Letivo 2021/2022

Local de realização:
Parque da Devesa e Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Esta ação é de extrema importância para o conhecimento e preservação da biodiversidade local.
Em cada ano letivo é selecionada uma espécie local ou com importância local para ser estudada e articulada com os conteúdos curriculares de determinadas disciplinas.
Desta forma, os alunos conhecem as características de cada espécie trabalhada, tomando consciência das ameaças às mesmas e das formas de as proteger. Envolvem-se ainda em ações, que visam a conservação destas espécies, como: a georreferenciação de ninhos ou aves avistadas cujos dados serão encaminhados para biólogos para que possam utilizar da melhor forma esta informação; a construção de casas-ninho e de comedouros para aves, para além da divulgação do trabalho elaborado e sensibilização da comunidade educativa e público em geral.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Este projeto é trabalhado em 4 desafios. No início do ano letivo, docentes coordenadores e entidade parceira selecionaram a espécie trabalhar. Esta espécie é escolhida com o conhecimento de biólogos e técnicos cujo trabalho no Parque da Devesa se centra nas espécies locais. Este ano letivo, embora tenham sido escolhidas espécies de aves migratórias, estas assumem uma enorme importância em Famalicão, principalmente no que diz respeito ao Andorinhão pálido. É uma espécie que nidifica em Famalicão e está a ser alvo de um estudo mais vasto com o CIImar, fazendo a captura desta espécie para realizarem a sua monitorização e colocarem “mochilas” com chips que permitem estudar os seus hábitos e características.
Uma vez selecionadas as espécies, a entidade parceira proporcionou aos alunos um workshop (Desafio I) onde aprenderam sobre as suas características, ameaças e formas de proteção. Com novos conhecimentos, os alunos trabalharam nas aulas de Ciências Naturais (Desafio II) os conteúdos, tendo como exemplos as espécies locais. Este conhecimento foi sintetizado em pósteres científicos/infográficos, de forma a desenvolver nos alunos a comunicação científica. Articulando com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e disciplinas artísticas (Desafio III), os alunos realizaram trabalhos onde expressaram, de forma artística, o conhecimento adquirido. Elaboram também flyers e outros trabalhos onde puderam desenvolver técnicas e utilizar materiais diversos. No final do ano, todos os alunos envolvidos no projeto vão expor (Desafio IV) os seus trabalhos à comunidade escolar e os conteúdos trabalhados vão constar de uma revista digital.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Este projeto permitiu que os alunos desenvolvessem princípios, competências e valores preconizados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Através deste projeto, houve a possibilidade de articular o currículo nacional com o património natural local, potenciando o desenvolvimento de aprendizagens mais significativas. Os alunos, de forma multidisciplinar, desenvolveram o espírito crítico sobre o meio natural que os envolve, a capacidade e sensibilidade artística, capacidade de pesquisa, de debate e de comunicação científica, que os prepara melhor para tomarem posições informadas, conscientes e responsáveis de cidadania tendo em vista a sustentabilidade do Planeta.
Para além disto, os alunos foram agentes interventivos da comunidade em que estão inseridos, atuando ao nível da sensibilização e do conhecimento das espécies, alertando para os níveis de ameaças e formas de conservação, construindo ninhos e comedouros. A acrescentar ao que foi referido, os alunos desenvolvem valores de cidadania e participação na georreferenciação de ninhos e aves no concelho, contribuindo com “ciência cidadã” para investigações que estão em curso.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
- https://www.wilder.pt/primavera/conheca-as-tres-especies-de-andorinhoes-de-portugal/
- https://gulbenkian.pt/jardim/visitar/um-naturalista-no-jardim-gulbenkian-como-e-porque/como-e-que-os-andorinhoes-conseguem-dormir-a-voar/
- https://www.cm-lousada.pt/cmlousada/uploads/document/file/4479/andorinhao_preto.pdf
- http://www.avesdeportugal.info/apuapu.html
- http://www.avesdeportugal.info/apupal.html
- https://ebird.org/species/palswi3?siteLanguage=pt_PT
- https://vascoflorescruz.wixsite.com/website-2/perguntas-e-respostas-1
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Andorinh%C3%A3o
- https://www.wilder.pt/naturalistas/no-verao-e-quando-as-crias-dos-andorinhoes-mais-precisam-de-si/
- http://almargem.org/biodiv/especie/apus-pallidus/
- http://www.parquedadevesa.com/_parque_historia
- https://www.wilder.pt/primavera/conheca-as-cinco-especies-de-andorinhas-de-portugal/
- http://www.cise.pt/pt/images/Projetos/EA/Manual.pdf

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Este projeto pressupõe a articulação entre várias disciplinas: Ciências Naturais, Educação Visual, Educação Tecnológica e Cidadania e Desenvolvimento.
CN: - Caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola (níveis de organização biológica, biodiversidade) a partir de dados recolhidos no campo.
- Interpretar a influência de alguns fatores abióticos nos ecossistemas, em geral, e aplicá-la em exemplos da região envolvente da escola.
- Relacionar os fatores abióticos – luz, água, solo, temperatura – com a sua influência nos ecossistemas, apresentando exemplos de adaptações dos seres vivos a esses fatores.
Produto desenvolvido: Visita ao Parque da Devesa/Sessões esclarecimento sobre a espécie selecionada – Andorinhas e Andorinhões
- Elaboração de um infográfico/Póster sobre as condições ambientais mais favoráveis ao desenvolvimento da espécie;
- Elaboração de questões a incluir no banco de questões
EV: - Transformar os conhecimentos adquiridos em novos modos de apreciação do mundo.
- Manifestar expressividade nos seus trabalhos, selecionando, de forma intencional, conceitos, temáticas, materiais, suportes e técnicas.
- Justificar a intencionalidade das suas composições, recorrendo a critérios de ordem estética (vivências, experiências e conhecimentos.
- Organizar exposições em diferentes formatos – físicos e/ou digitais, individuais ou de grupo, selecionando trabalhos tendo por base os processos de análise, síntese e comparação, que conjugam as noções de composição e de harmonia, de acordo com o objetivo escolhido/proposto.
ET: - Identificar e representar as necessidades e oportunidades tecnológicas decorrentes da observação e investigação de contextos socias e comunitários;
- Produzir artefactos, objetos e sistemas técnicos, adequando os meios materiais e técnicos à ideia ou intenção expressa;
- Criar soluções tecnológicas através da reutilização ou reciclagem de materiais, tendo em atenção a sustentabilidade ambiental
Produto desenvolvido:
- Elaboração de uma expressão artística - sobre os conhecimentos adquiridos em CN/Parque da Devesa
CD: -Dinamizar ações na escola e na comunidade que visem a adoção de comportamentos, individuais e coletivos, ambientalmente responsáveis.
- Compreender as consequências das atividades humanas nos diferentes ecossistemas.
Produto desenvolvido:
- Elaboração de flyers e contribuição para a elaboração do trabalho final
- Realização de algumas ações ligadas à conservação das aves: georreferenciação, construção de casas ninho, construção de comedouros, palestras sobre as florestas (habitat – Liga Portuguesa da Natureza)

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Projeto Marka – Biodiversidade local: conhecer para preservar…Andorinhas e Andorinhões!

Link do vídeo:

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