Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Construção e manutenção de santuários de vida animal e vegetal com enfoque nos insetos.

Breve descrição da ação:
Embora o espaço exterior da escola constitua todo ele um ecossistema favorável à biodiversidade, parece ser oportuno, por razões de ordem pedagógica e preventiva, pôr em destaque espaços delimitados, com o intuito de os transformar em pequenos laboratórios e espaços privilegiados de observação.

Intervenientes:
Comunidade Educativa - Alunos, Professores, Técnicos e Funcionários - da escola.

Data de realização:
novembro 2021/ julho 2022

Local de realização:
Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A criação de maciços vegetais e estruturas adaptadas atraem e favorecem o desenvolvimento de colónias de insetos, essenciais ao equilíbrio do ecossistema e à preservação da biodiversidade de base local.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1-Observação e estudo do meio ambiente com rastreamento das principais espécies animais e vegetais.
2-Análise da possibilidade de reforço das condições favoráveis à reprodução de insetos através da disponibilização de alimento e estruturas de acolhimento.
3-Estudo de experiências e soluções adequadas aos nossos objetivos e condições de base.
4-Identificação e estruturação dos projetos selecionados: “Canteiro das Abelhas” e “Aldeia dos Insetos”
5-Construção do “Canteiro das Abelhas” e da “Aldeia dos Insetos”.
6- Manutenção do “Canteiro das Abelhas” e da “Aldeia dos Insetos”.
7- Registo da evolução de ambos os projetos.
8- Avaliação e análise dos resultados obtidos.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Foram criados dois espaços de embelezamento e geradores de curiosidade e conhecimento. Através das condições oferecidas por ambos, foi possível verificar o aumento de insetos nas áreas circundantes.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Folhetos, sites de autarquias e associações ambientais, redes sociais de entidades diversas.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
A promoção e defesa ambiental constituem o eixo central do Plano Educativo da Escola, que atravessa transversalmente todas as suas áreas curriculares e enforma todas as atividades desenvolvidas, pelo que este projeto assumiu uma importância crucial na vida das salas 8/9.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
A Biodiversidade é a nossa verdade.

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.