Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Colégio de Amorim (Póvoa de Varzim)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Projeto “Vamos semear uma floresta!”

Breve descrição da ação:
Dispersão das “bombas de sementes” de Carvalho-roble (de nome científico Quercus robur), com o objetivo de reflorestar as florestas portuguesas.

Intervenientes:
Equipa Eco-escolas do Colégio de Amorim; professora de Ciências Naturais e professoras de Cidadania e Desenvolvimento; Turmas A, B e C do quinto ano de escolaridade.

Data de realização:
dia 15 de dezembro de 2021

Local de realização:
Monte de Laúndos, Póvoa de Varzim

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Garantir a preservação e manutenção de uma floresta autóctone, através da germinação de espécies vegetais nativas, nomeadamente o carvalho-roble (de nome científico Quercus robur).

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Em sala de aula, os alunos foram sensibilizados para a temática, a partir da exploração de um brainstorm e de um PowerPoint com os seguintes tópicos: O que são as “bombas de sementes”? Quem inventou as “bombas de sementes”? O que é uma floresta autóctone? Qual a importância das florestas autóctones para o equilíbrio da Natureza? Quais as principais ameaças das florestas autóctones? Em que consiste a reflorestação e qual o seu contributo para a conservação das florestas autóctones? Que espécies de plantas podemos encontrar nas nossas florestas? Como preparar as “bombas de sementes”? De seguida, os alunos puderam, numa aula prática, construir as suas próprias “bombas de sementes”. Para tal, recorreu-se aos seguintes materiais: argila vermelha; solo franco; sementes de Quercus róbur, espécie autóctone; água. Seguidamente, os alunos puderam vivenciar uma atividade de campo que se resumiu à dispersão de sementes, através do lançamento das bolas por eles construídas.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
“Vamos semear uma floresta!” permitiu sensibilizar os discentes para a atual problemática ambiental. Através do seu envolvimento na ação de reflorestação, foi possível que estes contactassem com a Natureza, explorando as espécies vegetais que habitam nas florestas portuguesas. Assim, tomaram consciência do papel vital das florestas na manutenção do equilíbrio na biosfera e para manter o planeta “vivo”. Este projeto permitiu, também, divulgar o trabalho de caráter ambiental do senhor Masanobu Fukuoka, de nacionalidade japonesa. Na sua língua materna, as bolas de sementes têm a designação de Nendo Dango.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Foi consultado o seguinte endereço eletrónico, https://revistajardins.pt/aprenda-a-fazer-bombas-de-sementes/. A partir deste Website, foi desenvolvido o projeto “Vamos semear uma floresta!”, tendo por base a ideia nele apresentada.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
As disciplinas Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento promulgam a adoção de comportamentos e medidas amigas do ambiente que poderão levar a mudanças cívicas e ambientais significativas.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Citando Johann Wolfgang Von Goethe, “A Natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas”, por isso, é de vital importância contribuir para a sua proteção e conservação.

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do Vimeo.