Biodiversidade: Preservar e Regenerar

Até que ponto conheces a biodiversidade do nosso país e o que fazes no teu dia-a-dia para a conservar?
Enquadramento teórico

No âmbito do prolongamento da Década da Biodiversidade pela Assembleia Geral das Nações Unidas até 2030 e tendo em conta que a “Década das Nações Unidas para Recuperação dos ecossistemas”, fase do programa que decorre entre 2021-2030, tem como principal objetivo acelerar a promoção e consequente recuperação dos ecossistemas degradados e considerando os Objetivos 13, 14 e 15 de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU até 2030 e adotada ainda a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), o Jardim Zoológico de Lisboa, em parceria com o Programa Eco-Escolas/ABAE e a DGE, lançaram, este ano letivo 2021-2022, o desafio Biodiversidade: Preservar e Regenerar, uma importante oportunidade de educação ambiental, destinada ao desenvolvimento de uma população consciente e informada sobre a Biodiversidade local, bem como à sensibilização para as boas práticas diárias para a sua conservação.

Pretende-se que esta temática seja integrada no currículo das diversas disciplinas, desenvolvida e trabalhada de uma forma transdisciplinar em atividades letivas e não letivas, envolvendo as crianças e jovens através de metodologias ativas.

O Tema a trabalhar pretende estimular as crianças e jovens para uma consciência ecológica e de respeito pelo Ambiente, contemplada na componente da Cidadania e Desenvolvimento que está intimamente relacionada com toda a prática desenvolvida pelos professores.

Objetivos

O desafio Biodiversidade: Preservar e Regenerar tem como objetivo a sensibilização das crianças e dos jovens para medidas concretas de consciencialização sobre a Conservação da Biodiversidade, mediante a realização de trabalhos centrados nessa temática (consultar enquadramento teórico) e, assim, potenciar uma transformação progressiva nos valores, atitudes e comportamentos dos alunos enquanto cidadãos e cidadãs conscientes da complexidade do mundo e do estado ambiental do Planeta.

Assim pretende-se:

  • Consciencializar a comunidade escolar sobre a conservação da Biodiversidade local;
  • Debater, em contexto escolar, a influência dos seres humanos na conservação da Biodiversidade de forma a vivermos e agirmos de forma sustentável.
  • Reconhecer o impacte da atividade humana.
  • Incentivar à adoção de comportamentos que contribuam para a sustentabilidade do Planeta através da mudança de comportamentos.
  • Sensibilizar, informar e alertar sobre o impacto da degradação da biodiversidade;
  • Integrar trabalhos de ordem multidisciplinar onde se vertam as características enunciadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e que se integrem na Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola,
  • Estimular o espírito critico e a reflexão.

Este desafio pretende trabalhar a Educação para uma Cidadania Ambiental através de projetos interdisciplinares atrativos, sensibilizando e incentivando a comunidade educativa e local para boas práticas ambientais e para a mudança de comportamento.

Destinatários

Todos os graus de ensino. O desafio é dirigido a grupos de crianças da Educação Pré-Escolar e jovens dos Ensinos Básico (1º, 2º e 3º Ciclos), Secundário, Profissional e Superior.

Trabalhos a concurso

Os trabalhos podem ser realizados em todas as áreas/disciplinas, numa perspetiva de integração de saberes, através da realização ações de sensibilização dirigidas à comunidade que utilizem diferentes técnicas, ferramentas e materiais que podem ser reciclados /ou reutilizados. Os trabalhos deverão mobilizar a comunidade escolar para a conservação da Biodiversidade local, incentivando à adoção de comportamentos que contribuam para a sua preservação e regeneração, através da mudança de comportamentos.

Âmbito dos trabalhos

Os trabalhos apresentados a concurso devem respeitar as seguintes condições:

  1. permitir uma compreensão multiperspetivada;
  2. visar o desenvolvimento das seguintes competências:
    • tratamento de informação / utilização de fontes;
    • saber científico, pensamento crítico e bem-estar;
    • comunicação em Conservação da Biodiversidade;
    • contribuição para o desenvolvimento de valores, atitudes e práticas que concorram para a formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade democrática;
Natureza e formato dos trabalhos

O desafio centra-se em ações de intervenção no sentido da conservação e regeneração da biodiversidade, devendo incluir as formas de comunicação/informação/sensibilização sobre o tema.
Exemplos de ações: reflorestação, irradicação de invasoras, limpeza de rios e ribeiros, entre outros.

Todo o processo deverá ser descrito na memória descritiva e apresentado em formato digital.

A memória descritiva deve integrar os seguintes pontos:

  1. explicação do processo de conceção e de elaboração da ação, assinalando as suas fases mais significativas;
  2. metodologia utilizada e resultados de implementação da ação;
  3. fontes de pesquisa mobilizadas;
  4. articulação do trabalho com os conteúdos curriculares.
Ver formulário de memória descritivaVer formulário de memória descritiva

A apresentação digital deverá consistir numa breve reportagem da ação concretizada, onde devem ser abordados sucintamente os pontos abordados na memória descritiva.
Esta apresentação deverá ser enviada através de link do Youtube. Os vídeos não deverão exceder os 3mn cada, sob a forma de ficheiro (avi ou mov) PAL, HD ou full HD,MP4 com compressão que assegure qualidade.  Não se aceitarão filmes sob a forma de DVD vídeo, nem slide show.

Condições de Participação

Para participar neste desafio, os interessados devem observar as seguintes condições de participação:

    • a participação é realizada em nome da escola;
    • cada escola só poderá apresentar 1 trabalho por cada um dos seguintes escalões:

1º Escalão – Educação Pré-Escolar / 1º ciclo

2º Escalão – 2º Ciclo / 3º ciclo do Ensino Básico

3º Escalão – Ensino Secundário / Profissional / Superior

Inscrição

Para participar, o(a) professor(a) coordenador(a) deve inscrever-se no desafio através da plataforma Eco-Escolas até 28 de fevereiro.

Prazos
  • Período de inscrição: até 28 de fevereiro
  • Entrega de Trabalhos: até 15 de maio
  • Anúncio dos vencedores e das vencedoras: no dia 25 de maio de 2022, é publicada a lista das escolas premiadas, no site do jardim zoológico e do – Programa Eco-Escolas. Será também feita notificação, por e-mail, dirigida ao estabelecimento de ensino.
  • Sessão de entrega de prémios: 3 de junho de 2022  no Jardim Zoológico.
Critérios de avaliação

Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

  • Qualidade/validade da ação realizada;
  • adequação do trabalho ao tema;
  • tratamento de informação/ referência às fontes utilizadas;
  • articulação com conteúdos curriculares;
  • originalidade/criatividade;
  • qualidade da apresentação;
  • metodologia e resultados de implementação da campanha;
Júri

O Júri de avaliação é composto por representantes das seguintes organizações:

  • Jardim Zoológico;
  • Direção-Geral da Educação;
  • ABAE/Programa-Eco-Escolas.

– Das decisões do júri, não haverá recurso.
– O Júri atribui menções honrosas, quando se justifique.
– O júri pode desclassificar qualquer trabalho que não se enquadre nos requisitos descritos ou não tenha a qualidade desejada.

Prémios e certificados

As escolas com trabalhos premiados receberão um certificado.

Em cada escalão serão premiados os 3 melhores trabalhos enviados a concurso.

 1º Prémio – 1º Escalão (Pré-Escolar e 1º CEB)

  • Kit Educativo do ZOO + bilhetes para o Jardim Zoológico 

1º Prémio – 2º e 3º escalão (2º, 3º CEB e Secundário, Profissional e Superior)

2º Prémio e 3º Prémio:

  • Bilhetes para o Jardim Zoológico  

Os trabalhos premiados serão divulgados no site do Jardim Zoológico, bem como no site da DGE e ABAE / Eco-Escolas e ainda no blogue educacional: https://www.zoo.pt/pt/blog/

Disposições finais

Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos, em conjunto, pelo Jardim Zoológico, pela DGE e pela ABAE.

 

Destinatários
Todos os graus de ensino. O Projeto pode ser realizado por crianças e jovens de qualquer idade.


Projeto em parceria com:

Inspiração