Workshops temáticos | Seminário Nacional Eco-Escolas 2022

Devido às condicionantes da pandemia o Seminário Nacional Eco-Escolas 2022 decorreu novamente integralmente online, nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2022. No segundo dia, foram dinamizados 10 workshops nos mais diversos temas, incluindo a biodiversidade no espaço escolar. Como tal, partilhamos nesta página os 3 workshops no âmbito desta temática, e que são um recurso importante para a dinamização do desafio “A Biodiversidade da Minha Escola”. Todos os restantes workshops estão disponíveis na página do evento.
.

"Aproximação à natureza através do desenho"

Nesta sessão refletimos acerca do desenho de observação enquanto instrumento de registo e compreensão de espécies e de fenómenos naturais. O desenho é uma competência que pode ser aprendida por qualquer pessoa com interesse por esta atividade. Não é algo exclusivo a artistas ou pessoas com talento, nem algo que se destine apenas à criação de obras de arte. Num tempo preenchido por estímulos rápidos e incessantes, é urgente (re)adquirir o gosto de parar para observar, de manter o foco e de querer ultrapassar obstáculos ou frustrações. Isso irá ajudar-nos a estarmos mais disponíveis para conhecer o mundo à nossa volta.

Sobre a oradora:

Sara Simões

Sara Simões é ilustradora e designer. Apaixonada pelo desenho e pela contemplação da natureza, trilhou caminhos desde o design industrial até à ilustração botânica.

Iniciou-se na ilustração científica com Pedro Salgado em 2015. Faz parte do Grupo do Risco, uma associação dedicada ao desenho de campo e divulgação de espaços naturais como as Berlengas, Douro, Laurissilva Madeirense, Amazónia, Arrábida, Açores, entre outros, em exposição no Museu Nacional de História Natural e da Ciência até 13 de Março de 2022.

Ilustrou três livros infantis escritos por Fernanda Botelho dedicados às plantas e à ecologia: Salada de Flores, Sementes à Solta e Hortas Aromáticas (Dinalivro, 2011 a 2013). É autora do livro de autor Uma mão cheia de amoras (2007).

Dá formação em desenho, aguarela e multimédia. Organizou dois retiros e orienta mensalmente uma oficina de desenho ao ar livre na Casa da Cerca em Almada, no primeiro sábado de cada mês.

Blog de Sara Simões: www.velhadaldeia.blogspot.com
Sara Simões no Facebook: www.facebook.com/sara.simoes.ilustracao
Sara Simões no Instagram: www.instagram.com/sara_simoes_ilustracao

Exposição Grupo do Risco no MUHNAC até 13 de Março de 2022: www.museus.ulisboa.pt/pt-pt/grupo-do-risco

Grupo do Risco: www.grupodorisco.com/

Livro Salada de Flores no Facebook: www.facebook.com/Salada-de-flores-136168929815968

"A Biodiversidade da Minha Escola"

A Biodiversidade é um termo que está cada vez mais na ordem do dia. A Biodiversidade está cada vez mais ameaçada. Para a defender é necessário conhecê-la. Conhecer a biodiversidade e ajudar a dar a conhecê-la é uma tarefa que os professores têm em mãos e que não é apenas uma tarefa dos professores de Biologia ou de Ciências Naturais, mas é parte da Educação Ambiental que é uma das áreas obrigatórias de Educação para a Cidadania, comum a todos os docentes, de todos os níveis de ensino e que também pode ser trabalhada em projetos como a «Biodiversidade da Minha Escola».

Sobre o orador:

José Janela

Licenciado em Biologia – Ramo de Formação Educacional, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Mestre em Cidadania Ambiental e Participação, Universidade Aberta. Professor de Biologia e Geologia no Agrupamento de Escolas José Régio, Portalegre.

Docente destacado para a coordenação de projetos de educação ambiental na Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Membro da Direção do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus. Coordenador do Programa Eco-Escolas na Escola Básica José Régio de 2017 a 2020. Formador de professores.

Membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).

"Como envolver os alunos no mundo das plantas?"

Para promover o conhecimento e o gosto pela natureza, foram criadas ferramentas informáticas que facilitam a participação de todos na descoberta da biodiversidade. Estas ferramentas são também úteis na escola, pois motivam os alunos a participar ativamente em projetos de ciência cidadã e de educação ambiental.
Nesta sessão, foram apresentadas a aplicação móvel iNaturalist e a plataforma BioDiversity4All / Biodiversidade para Todos, que podem ser utilizadas por docentes e alunos em saídas de campo e outras atividades na escola. Será também explorado o portal Flora-On: Flora de Portugal Interativa, da Sociedade Portuguesa de Botânica, cuja informação e ferramentas facilitam a descoberta das nossas plantas, o conhecimento da sua distribuição e ecologia, assim como as suas ameaças.
Foi apresentada ainda a iniciativa em curso “Planta do Ano 2022“, ficando desde já o convite aos docentes e alunos para que participem nesta votação que decorre até 14 de fevereiro.

Sobre a oradora:

Susana Neves

Docente do Agrupamento de Escolas de Ourém, destacada na Sociedade Portuguesa de Botânica, no ano letivo 2021-2022. Licenciada em Biologia, ramos educacional e científico, pela Universidade de Coimbra. Doutorada pela Universidade de Edimburgo, Reino Unido, nas áreas de Botânica e Evolução.

Como investigadora, trabalhou ainda nos Estados Unidos, em Virginia Tech e na Universidade de Wisconsin-Milwaukee. Em Portugal, foi investigadora no ITQB NOVA, Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, da Universidade Nova de Lisboa (https://www.itqb.unl.pt/~BCV/susananeves.html)

Membro da equipa do projeto “Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental”. https://listavermelha-flora.pt/inicio/