A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Professores

Instituto de Formação Profissional da CESPU (Paredes)

Tema da Aula:
Plantas invasoras e autóctones

Introdução:
Sendo tema da aula “plantas invasoras”, a abordagem ao tema será fita através da visualização do filme “What is biodiversity?”. Posteriormente, segue-se uma breve discussão sobre o filme.
Depois segue-se a visualização e exploração do PowerPoint “Eco-Escolas” disponível na internet, havendo também aqui um debate e troca de ideias orientados.
Com forma de verificação/aplicação de conhecimentos, segue-se a realização de uma ficha de trabalho e respetiva correção.
Segue-se a um debate de ideias, esclarecimento de dúvidas com o intuito de consolidação de conhecimento/conteúdos.
Solicita-se aos alunos para fotografarem plantas autóctones e invasores nas imediações da escola/casa ou no trajeto casa-escola e enviarem para a professora como forma de avaliação/verificação de conhecimentos.

Ano de Escolaridade:

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
• Compreender os conceitos de espécies invasoras, espécies nativas e espécies endémicas.
• Identificar e caracterizar algumas espécies invasoras nos ecossistemas.
• Despertar o interesse para a pesquisa sobre biodiversidade, por meio da leitura e da interpretação de textos.

Duração da aula:

Plano de Aula completo: