A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Professores

Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)

Tema da Aula:
A Biodiversidade - Identificação das espécies existentes na Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo

Introdução:
A metodologia a implementar é o Project Based learning, com o objetivo de, através da investigação, desenvolver o conhecimento dos alunos acerca dos ecossistemas da escola ao nível da flora e capacidades de mapeamento digital através de aprendizagem ao ar livre. Envolvê-los na compreensão específica da sua área local e, também, na identificação de espécies através de plataformas online e interação com outros. Incentivá-los a usar os meios digitais de maneira eficaz para comunicar os seus conhecimentos, experiências e opiniões A atividade desenvolver-se-á de forma colaborativa, com responsabilidade partilhada
O espaço existente no interior da escola é o ponto de partida para a construção de um trilho interpretativo para alunos do 8ºano da Escola Secundária António Carvalho Figueiredo. Os alunos utilizaram a aplicação inaturalist para identificar os seres vivos do percurso. Posteriormente trataram na aula a informação construído fichas informativas das espécies e páginas Web. A partir das páginas Web serão gerados QR Codes com a informação e impressos em placas informativas para ser afixadas nos locais das espécies identificadas.

Ano de Escolaridade:
8ºano, 14/15 anos

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
 Conhecer, sensibilizar e motivar para a importância da preservação da biodiversidade, à comunidade escolar do 8º ano.
 Identificar as espécies autóctones presentes na escola.
 Conhecer e identificar os habitats e espécies locais (autóctones).
 Utilizar apps que permitem identificar as espécies da escola.
 Catalogar as espécies identificadas.
 Concretizar aprendizagens através da utilização de recursos tecnológicos.
 Interpretar informação, planear e conduzir pesquisas com vista à produção de conhecimento (raciocínio e resolução de problemas).
 Atuar sob princípios de colaboração e partilha (relacionamento interpessoal)
 Manifestar consciência e responsabilidade ambiental e social, com vista à construção de um futuro sustentável.
 - Fomentar a responsabilidade ambiental.
 Aplicar as novas tecnologias ao estudo da biodiversidade.

Duração da aula:
4 aulas de 45 minutos