A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Professores

Escola Básica de São Pedro da Cova (Gondomar)

Tema da Aula:
À descoberta da biodiversidade do jardim da escola

Introdução:
No início do 2º período foi lançado o desafio às turmas de 7º ano para participarem no projecto «Á descoberta da biodiversidade na escola». Os alunos aderiram com muita motivação, interesse e empenho. Eles elaboraram, em grupo, uma planificação e uma metodologia a desenvolver no decurso do projecto.
Na aula de CN de turnos, os alunos foram divididos em grupos de 2 a 3 elementos. Estes, primeiro, começaram por percorrer e observar atentamente o espaço à volta da escola quanto à diversidade de seres vivos presentes, com a colaboração da professora. Posteriormente, os alunos em grupo foram para o espaço exterior da escola e fotografaram as espécies que encontraram. De seguida, os mesmos alunos, com o auxílio de uma app instalada no telemóvel/computador (PlantNet , iNaturalist; Biodiversity4All), ou guias de identificação, observaram e identificaram os animais e plantas existentes no jardim da escola, tendo sempre atitudes de não perturbar nem danificar os seres vivos presentes nesse ecossistema.
Neste contexto, os alunos elaboraram a ilustração de cada espécie, com a técnica do lápis de cor, e realizaram pesquisas para procederem ao preenchimento, em grupo, da ficha de identificação e características das respectivas espécies.
No final, o trabalho foi divulgado à comunidade escolar através de uma exposição com as ilustrações, as fotos e as fichas informativas das espécies, efectuadas pelos alunos, que serão disponibilizadas na aplicação padlet.
Os alunos revelaram muito empenho, motivação e dedicação na execução do trabalho.
Por último, submeteram na plataforma eco-escolas os trabalhos que selecionaram.

Ano de Escolaridade:
A idade dos alunos é entre 12 e 13 anos

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
-Estimular o sentido de observação e reconhecer a importância da identificação das espécies de seres vivos no recinto da escola.
- Conhecer e dar a conhecer a biodiversidade presente no espaço da escola à comunidade.
- Caracterizar/identificar quanto às espécies existentes no ecossistema do recinto da escola.
- Desenvolver habilidades de interacção social e do senso crítico.
- Sensibilizar e responsabilizar os alunos para a conservação e preservação dos ecossistemas.
- Dotar os alunos de conhecimentos sobre o estudo/monitorização do ecossistema do recinto da escola.
- Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração da aula:

Plano de Aula completo: