A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Professores

Externato de S. José (Lisboa)

Tema da Aula:
Biodiversidade da minha Escola

Introdução:
Com base nos conteúdos lecionados ao longo do ano, nomeadamente Ecossistemas; Biodiversidade; Cadeias alimentares; Níveis tróficos; Organização biológica; foi desenvolvida uma atividade com recurso a um caderno de campo e um telemóvel em que os alunos exploraram a biodiversidade do pátio exterior da escola. Posteriormente foi pesquisada informação sobre as espécies selecionadas e elaborado um pôster com a informação recolhida.

Ano de Escolaridade:
8.º ano, 13 anos

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Conhecer, sensibilizar e motivar para a importância da preservação da biodiversidade, à comunidade escolar do 8º ano.
✓ Identificar as espécies autóctones presentes na escola.
✓ Conhecer e identificar os habitats e espécies locais (autóctones).
✓ Catalogar as espécies identificadas.
✓ Concretizar aprendizagens através da utilização de recursos tecnológicos.
✓ Interpretar informação, planear e conduzir pesquisas com vista à produção de conhecimento (raciocínio e resolução de problemas).
✓ Atuar sob princípios de colaboração e partilha (relacionamento interpessoal)
✓ Manifestar consciência e responsabilidade ambiental e social, com vista à construção de um futuro sustentável.
✓ Fomentar a responsabilidade ambiental.
✓ Aplicar as novas tecnologias ao estudo da biodiversidade.

Duração da aula:
3 tempos de 45 minutos