A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Professores

Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

Tema da Aula:
Estudo da flora do recinto escolar.

Introdução:
O Projeto “Biodiversidade da minha escola” foi articulado com a disciplina de Biologia e Geologia, Domínio da Sistemática dos seres vivos (11ºano). Os alunos trabalharam seguindo as orientações dadas num guião de trabalho fornecido pela professora. Realizaram um conjunto de atividades interessantes e criativas, desenvolvendo várias competências do perfil do aluno. Os contextos de aprendizagem foram variados dentro e fora da sala de aula, tendo permitido usar diversas ferramentas tecnológicas.

Ano de Escolaridade:
11ºano: Turma B | Biologia e Geologia | Ciências e Tecnologias

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
- Pesquisar e sistematizar informação referente aos critérios de classificação das plantas;
- Aplicar regras de nomenclatura biológica;
- Identificar flora do recinto escolar;
- Aplicar técnicas de observação, registo e recolha de dados no campo, em suportes diversos para posterior processamento.

Duração da aula:
7 tempos de 45 minutos.