A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Professores

Escola Básica da Freguesia da Carvoeira (Mafra)

Tema da Aula:
Espécie no recinto escolar (Orquídea Selvagem).

Introdução:
A aula consiste primeiramente no registo várias questões/hipóteses, antes de observar o recinto escolar, tais como: Quantas orquídeas selvagens existiam naquele preciso momento no recinto escolar? Qual a sua cor?, etc...Elaboração de tabelas de frequência e gráficos de barra de acordo com as suas previsões. Por fim na observação da espécie Orquídea Selvagem no recinto escolar para proceder ao preenchimento da folha de registo sobre a espécie. Desenho da espécie em estudo.

Ano de Escolaridade:
3ºano e 4ºano – Idade entre os 8 e 10 anos.

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Reconhecer importância de preservar a natureza.
Identificar e observar as plantas no recinto escolar.
Planear e conduzir investigações usando o ciclo da investigação estatística (formular questões, escolher métodos de recolha de dados, selecionar formas de organização e representação de dados, analisar e concluir).
Desenvolver interesse pela matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento das outras ciências e domínios.
Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.
Selecionar informação relevante em função dos objectivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas.
Integrar a linguagem das artes visuais, assim como várias técnicas de expressão (pintura; desenho - incluindo esboços, esquemas, e itinerários; técnica mista; assemblage; land´art; escultura; maqueta; fotografia, entre outras) nas suas experimentações: físicas e/ou digitais.
Desenvolver competências pessoais e sociais.
Promover pensamento crítico.
Desenvolver competências de participação ativa.
Identificar as características específicas da espécie;
Investigar quantas orquídeas selvagens existem no recinto escolar.

Duração da aula:

Plano de Aula completo: