A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Professores

Centro Escolar de S. Simão de Litém (Pombal)

Tema da Aula:
A biodiversidade dos canteiros do recinto exterior do edifício.

Introdução:
Numa aula introdutória, o docente lê alguns poemas de Sidónio Muralha e de Luísa Ducla Soares protagonizados por algumas das espécies que se prevê encontrar no trabalho de reconhecimento. Os alunos são destacados para brigadas de exploração, tendo cada uma delas uma missão e um objeto de estudo específico (flora, moluscos, insetos voadores, insetos rastejantes e artrópodes). Esses grupos efetuam trabalho de campo nos canteiros do recinto exterior do Centro Escolar recolhendo anotações e registos fotográficos e realizando ilustrações. Seguidamente, há trabalho de pesquisa na rede com o preenchimento de uma ficha de registo taxonómico. Posteriormente, relatam-se os resultados em assembleia de turma. Por fim, compete ao professor, avaliar os métodos e resultados do projeto.

Ano de Escolaridade:
3.º e 4.º anos de escolaridade

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Registar dados relativos à fauna e flora do jardim; complementar a informação recolhida em trabalho de campo com a que encontrarem em sítios temáticos da internet; dominar ferramentas digitais no processo de aprendizagem.

Duração da aula:
Aula de observação (45 minutos); aula de pesquisa (60 minutos); preenchimento de fichas de um catálogo taxonómico (60 minutos); edição e publicação em formato padlet (30 minutos).

Plano de Aula completo: