A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Professores

Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)

Tema da Aula:
Alimentação dos patos selvagens (pato-real)

Introdução:
No recreio da escola apareceram 3 patos selvagens: dois machos e uma fêmea. Colocamos uma banheira de bebé no espaço da horta e enchemo-la com água. Depois de algum tempo, apercebemo-nos que a fêmea “desaparecia” durante algumas horas do dia. Em abril, após a interrupção letiva da Páscoa, a pata apareceu com os seus quatro filhotes.
Introdução - Como podemos ajudar a pata a alimentar os seus filhotes? A partir desta questão, desenvolver o diálogo para que cada aluno possa dar a sua opinião e levantar hipóteses.
Desenvolvimento – Leitura da resposta do Parque Biológico de Gaia. Organização de pequenos cartazes que serão espalhados pelos diferentes espaços da escola. Visita a todas as turmas de dois alunos, explicando o que deve e o que não deve ser feito.
Conclusão – Resumo da informação encontrada.

Ano de Escolaridade:
4º ano

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Utilizar as tecnologias de informação e comunicação com segurança.
Saber colocar questões, levantar hipóteses.
Transmitir a informação com rigor científico.
Compreender a intencionalidade dos símbolos e dos sistemas de comunicação visual.
Utilizar vocabulário adequado.
Escolher técnicas e materiais de acordo com a intenção expressiva das suas produções plásticas.

Duração da aula:
30 a 45 minutos