A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Professores

Escola Básica e Secundária de Búzio (Vale de Cambra)

Tema da Aula:
A Biodiversidade da minha escola - Conhecer para intervir

Introdução:
Os recintos escolares, as imediações das nossas casas, o nosso meio envolvente é palco de diversos ecossistemas que importa conhecer, compreender e valorizar pelo papel fundamental que desempenham nas nossas vidas e para a Humanidade. Este foi o desafio do biólogo e investigador, Dr. Ricardo Pinto, da Universidade de Aveiro, aquando da aula de campo que desenvolveu com os nossos alunos, na nossa escola. A modalidade de aula de campo como modo de estudo e de investigação proporciona aos alunos aprendizagens mais significativas, uma apropriação do espaço que também é o seu, permite um trabalho de equipa e entreajuda, um sentido de responsabilidade e de pertença muito mais profundo do que uma mera abordagem em sala de aula, através dos livros. Assim, depois de uma sensibilização muito bem conseguida por alguém ligado ao tema e com recurso a aplicações móveis como o plantnet e o inaturalist identificámos as espécies arbóreas do nosso recinto escolar, algumas espécies arbustivas, insetos e outros animais. Houve previamente a captura de imagens através de máquina fotográfica e telemóvel e posteriormente, em sala de aula, o preenchimento da “Ficha de espécie” disponibilizada para o efeito. Fizemos a seguir os QR code das árvores, a colocar junto de cada espécie identificada. Fizemos também, em sala de aula, alguns comedouros para distribuir pelas árvores do recinto escolar como forma de atrair aves ao nosso espaço.

Ano de Escolaridade:
8º ano -

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
• Reconhecer o papel fundamental da biodiversidade;
• Reconhecer a necessidade de conhecer, cuidar e preservar todos os ecossistemas;
• Promover a educação ambiental e cidadania global;
• Promover o trabalho em equipa, metodologia de projeto e sentido de responsabilidade;
• Promover o uso das tecnologias de informação e comunicação;
• Promover uma ligação ao meio.

Duração da aula:
Noventa minutos.