A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Professores

Escola EB D. Domingos Jardo (Sintra)

Tema da Aula:
Biodiversidade no espaço escolar da escola

Introdução:
Procura-se que os alunos observem e identifiquem algumas espécies de insetos que podem ser encontradas no recinto escolar. Uma primeira aula será dedicada à construção de um hotel para insetos. De seguida, proceder-se-á à observação de insetos e registo fotográfico dos mesmos. Por fim, será feita em sala de aula a identificação e preenchimento de uma ficha de espécie.

Ano de Escolaridade:

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Fomentar a ligação à natureza, por parte dos alunos, estimulando a aquisição de conhecimento de modo ativo e promovendo o pensamento crítico;
Caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola (níveis de organização biológica, biodiversidade) a partir de dados recolhidos no campo;
Construir um hotel para insetos;
Observar, registar e identificar espécies de insetos presentes no exterior da escola.

Duração da aula:

Plano de Aula completo: