A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto (Sintra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º Ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O desafio foi apresentado durante as aulas experimentais de Ciências Naturais aquando do estudo das relações entre seres vivos, sob o título "À procura de boas relações". Foi apresentado o guia de líquenes que existe na plataforma ABAE e ainda a plataforma Biodiversity4all, a app iNaturalist e o mapa da escola. Depois os alunos partiram à descoberta dos líquenes no terreno. Cada grupo ficou com uma zona da escola e mapeou e fotografou os exemplares que encontrou e identificou. De seguida foi a fase de investigação na biblioteca - cada grupo ficou com uma espécie/género de líquenes diferente. Procuraram informações e preencheram a "Ficha de Espécie" que foi disponibilizada e foram inseridas as fotos. Finalmente foram observados exemplares de cada um dos grupos, feitos desenhos das observações e sua inclusão nas fichas anteriormente preenchidas. Os alunos participaram em todas as fases mas o que mais gostaram foi da descoberta inicial, no espaço exterior. Também se envolveram na observação dos exemplares com a lupa binocular. A fase de investigação revelou-se difícil e teve de ter muito apoio e correção porque é um tema que não é fácil. Considero que todos aprendemos muito!