A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica e Secundária D. Manuel Ferreira Cabral (Santana)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
Curso Profissional (10.º ano)

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O desafio “Biodiversidade na minha escola” foi sugerido aos alunos do curso profissional “Técnico Ambiental e Rural” pela docente da disciplina de ADR (Ambiente e Desenvolvimento Rural).
Os discentes abraçaram a ideia e começaram por visitar os jardins da escola, observando e fotografando algumas das espécies que foram encontrando. Também efetuaram percursos pedestres próximo da escola, por forma a visualizarem a biodiversidade que existe nesta localidade que integra uma Reserva da Biosfera.
Já na sala de aulas, selecionaram alguns registos fotográficos das espécies encontradas nos jardins da escola e elaboraram as respetivas ilustrações. De salientar que apesar de terem avistado aves, insetos e outras espécies de seres vivos, optaram por ilustrar plantas.
Posteriormente, fizeram uma pesquisa mais detalhada sobre cada espécie escolhida e passaram ao preenchimento da ficha das espécies.
Com a realização desta atividade os discentes tiveram a oportunidade de melhorar os seus conhecimentos sobre o tema “Biodiversidade” e sobre as diferentes espécies que existem na escola. Muitos deles aperceberam-se que algumas das plantas do jardim são de uma beleza rara e única e que algumas são endémicas e outras exóticas. Para além disso, conseguiram fazer uma excelente ligação à comunidade, pois sentiram a necessidade de mostrar os registos fotográficos aos seus vizinhos e familiares por forma a descobrirem os nomes comuns de algumas plantas.