A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica do Viso (Viseu) (Viseu)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º ano e 9º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
No âmbito do desafio "Biodiversidade da Minha Escola” foi desenvolvido um trabalho de colaboração e interdisciplinaridade com Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais e a Educação Especial.
Tendo sido escolhido o tema “Biodiversidade” para ser desenvolvido em Cidadania e Desenvolvimento pelas turmas dos oitavos anos, os alunos dedicaram algumas dessas aulas para realizar sessões de observação de flora e fauna no recinto escolar. Durante essas sessões de observação, utilizando principalmente o telemóvel, os alunos recolheram imagens das espécies encontradas.
Em paralelo com esse trabalho, alguns alunos acompanhados pela Educação Especial elaboraram e colocaram armadilhas na horta/estufa, de forma a observarem seres vivos e recolherem fotografias dos seres vivos existentes nesse local. Por outro lado, uma vez que no recinto escolar existem vários comedouros e hotéis de insetos, os alunos continuaram a efetuar a monitorização dos mesmos, colocando comida e água de forma a atrair mais espécies de seres vivos.
Numa segunda fase do trabalho, integrado no domínio “Sustentabilidade na Terra”, no tema “Ecossistemas”, nas aulas de Ciências Naturais, os alunos procederam a identificação das espécies observadas utilizando guias de identificação e aplicações móveis e preencheram a ficha de espécie.
Numa terceira fase do desenvolvimento deste projeto, os alunos das turmas do nono ano de escolaridade foram convidados a ilustrar as espécies encontradas/ observadas.
O projeto foi desenvolvido ao logo de todo o ano letivo e os alunos participaram com muito entusiasmo e curiosidade em conhecer a grande variedade de seres vivos existentes no recinto escolar.