A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica Prof. Gonçalo Sampaio (Póvoa de Lanhoso)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
9º ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O projeto “A Biodiversidade da minha escolas” foi acolhido pelos alunos das turmas 9ºC e 9ºD com grande agrado e entusiasmo.
A nossa escola dispõe de uma grande área verde com árvores e plantas bem como de um pequeno lago com algumas espécies de répteis. Algumas atividades acontecem nesses espaços revelando-se uma excelente estratégia para a educação ambiental e motivadora para a desenvolvimento das aprendizagens essenciais.
Preservar as espécies e cuidar da natureza é o mote dessas atividades.
A atividade deste projeto teve início, em contexto de sala de aula, com a apresentação do projeto e da aplicação iNaturalist para a identificação das espécies.
Seguiu-se uma visita ao pequeno bosque existente na escola para a observação das espécies arbóreas e de répteis tendo os alunos procedido ao seu registo fotográfico.
Selecionadas as espécies, os alunos efectuaram a pesquisa na aplicação iNaturalist para a identificação das mesmas e preenchimento da ficha de registo, em suporte papel.
Numa aula posterior, os alunos ilustraram as espécies escolhidas e concluíram o trabalho, já no formato digital, de acordo com as orientações do projeto.