A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EBI Gualdim Pais (Pombal)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5.º, 7.º e 9.º

N.º de Participantes:
5

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Este projeto foi iniciado durante o segundo período e teve a participação de cinco alunos inscritos no Clube de Fotografia, pertencentes ao 5.o ano (2 alunas), 7.o ano (2 alunas) e 9.o ano (1 aluno).
O projeto foi divulgado pela professora Cláudia Alves (Coordenadora da Eco-Escolas), merecendo a
análise e a abordagem conjunta dos professores dinamizadores, também responsáveis pelo Clube de
Fotografia (Anabela Santos, Regina Dias e Tiago Pinto). O projeto foi planificado, após reflexão, discussão e seleção das ideias por todos os elementos do grupo. Os docentes apresentaram os objetivos aos alunos do Clube de Fotografia, sensibilizando-os para a participação e realização das tarefas propostas. Neste seguimento, os alunos foram desafiados a participar em representação da EBl Gualdim Pais, Pombal, permitindo, assim, a inscrição da nossa escola na plataforma Eco-Escolas pela Coordenadora. Foram analisados, em conjunto com os alunos, os critérios de participação e discutiram-se algumas sugestões ao nível das técnicas e procedimentos nos trabalhos. Posto isto, durante as sessões do Clube de Fotografia fez-se uma pesquisa no recinto escolar e terrenos envolventes para observar e analisar espécies, no âmbito da biodiversidade da região circundante da nossa escola (flora e fauna). Decorreram várias saídas ao exterior com os alunos e professores responsáveis para análise e recolha fotográfica das espécies, quer no âmbito da flora, quer ao nível da fauna. Foram recolhidas fotografias de plantas no recinto escolar e nos terrenos circundantes da escola e de algumas aves observadas junto ao rio Arunca.
Após o levantamento de vários registos fotográficos, selecionaram-se as espécies a pesquisar e a trabalhar pelos alunos. Foi efetuada pesquisa individual das espécies através de sítios na Internet, procedendo-se à elaboração das fichas de identificação, recorrendo também ao suporte facultado pela Eco- Escolas. Posteriormente, fez-se o desenho e a ilustração de cada uma das espécies selecionadas, em suporte de papel cavalinho A4, usando lápis de grafite e de cor, tendo por base de observação direta os registos fotográficos recolhidos. As ilustrações das espécies realizadas pelos alunos foram digitalizadas pelos professores. Todas as fases do trabalho foram orientadas e monitorizadas, em tempo real, pelos professores dinamizadores.
Quanto aos materiais, foram utilizadas máquinas fotográficas digitais e analógicas, telemóveis, papel fotográfico, fotografias, papéis de desenho formato A4, lápis de grafite e lápis de cor. Foram consultados suportes digitais, incluindo os seguintes: http://www.avesdeportugal.info/ciccic.html, https://flora- on.pt/, https://jb.utad.pt/, https://www.inaturalist.org/, https://www.biodiversity4all.org/. As fichas de espécie foram preenchidas no computador, utilizando o modelo em PowerPoint sugerido.
A professora Cláudia Alves, Coordenadora da Eco-Escolas, foi monitorizando o trabalho através do diálogo partilhado e serviu de intermediária na atualização das informações respeitantes ao projeto, bem como nos contactos efetuados entre as entidades responsáveis.
Os alunos revelaram-se recetivos e empenhados aquando da realização das diferentes tarefas. Considera-se que o resultado deste trabalho teve um impacto positivo na aprendizagem dos alunos, promovendo o desenvolvimento de competências em diferentes áreas do Perfil do Aluno, nomeadamente ao nível da informação e comunicação, linguagem e expressão, responsabilidade, autonomia, espírito colaborativo, crítico e criativo. Pode concluir-se, também, que o projeto desenvolvido teve um impacto positivo na educação consciente e cívica dos alunos, uma vez que estimulou a consciencialização para a preservação das espécies.