A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica do Parque (São João da Madeira)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Na sequência da abordagem do domínio “Natureza”, os alunos são desafiados a um trabalho de investigação na qual terão de responder à seguinte questão “Quais as espécies de árvores existentes na nossa escola?”. Seguiu-se o levantamento de quantas árvores diferentes existem no recinto da escola;
o registo de imagens, através de fotos, de cada uma das espécies; a utilização da aplicação “Picture this” para identificação de cada árvore; a pesquisa do nome comum, científico, principais características, utilidade das mesmas e curiosidades; a ilustração de cada espécie; o decalque, com lápis de cera, das folhas de cada uma das árvores; a comparação dos diferentes tipos de folhas mencionando as semelhanças e diferenças entre elas; e a apresentação dos trabalhos à turma. Através deste trabalho os alunos identificaram as diferentes espécies de árvores existentes no recinto escolar, tipos de folhas, as suas utilidades para o Homem e quais os cuidados a ter com as mesmas. Demonstraram muito interesse e envolvimento nas atividades.