A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 de D. Fernando II (Sintra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5º e 6º anos

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Participaram três turmas (5ºA, 5ºB e 6ºA) e alguns alunos do Clube do Ambiente e do Clube das Artes.
Em cada turma os alunos trabalharam a pares.
O trabalho iniciou-se com uma aula de campo no recinto escolar, sendo o foco principal o Trilho à Descoberta da Natureza. Os alunos fizeram o levantamento de várias espécies autóctones, tendo sido estudadas 31 espécies autóctones entre plantas e insetos que foram distribuídas por sorteio pelos 31 pares de alunos. Foi-lhes dada uma ficha de identificação (para as plantas, como em exemplo anexo e outra para os insetos (esta um pouco diferente das plantas), para investigarem características da sua espécie). Após a primeira aula tiveram ainda mais duas aulas para registo fotográfico da espécie e uma aula na Biblioteca escolar para preenchimento da Ficha da espécie. Uma vez que este trabalho foi muito do agrado dos alunos foi ainda feito um poster científico contendo informação mais detalhada e fotos da espécie como mostra o último anexo e ainda impressas várias fotos tiradas pelos alunos. Poster científico e fotos estas que estiveram em exposição no Museu da Água e dos resíduos do SMAS de Sintra e estarão em exposição na escola na Biblioteca escolar aquando da comemoração do Dia da Eco-Escola (6 de junho). Quanto às ilustrações foram feitas nas aulas de Educação Visual, no Clube do Ambiente e no Clube das Artes. Dada a qualidade dos trabalhos apresentados pelos alunos foi muito difícil selecionar apenas dez espécies entre as 31 trabalhadas pelos alunos.