A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB1 Nº 6 de Setúbal (Setúbal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
1º ciclo

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O pátio da nossa escola, EB nº 6 Monte Belo, tem alguma variedade de árvores e arbustos e também uma pequena horta na qual estão plantadas várias árvores de fruto. Melros, pombos, formigas, lagartixas… são algumas das espécies animais que aí vivem e se alimentam.
No âmbito do desafio “Biodiversidade da Minha Escola”, integrado no nosso Plano Anual de Atividades e em articulação com a Biblioteca Escolar, desenvolvemos, com a participação de todas as turmas, o Projeto “Árvores da Minha Escola”.
Cada turma “apadrinhou “uma árvore e nesse âmbito, desenvolveu um conjunto de atividades de observação, registos gráficos e fotográficos, pesquisa, análise, tratamento de informação e produção textual que foi inserida num mural digital coletivo construído por todos os alunos da escola com recurso à ferramenta Padlet, em articulação com a Biblioteca Escolar. Este trabalho serviu de base para o preenchimento de fichas de identificação de cada uma das espécies escolhidas: laranjeira, nespereira, abacateiro, tangerineira, catalpa, jacarandá, medronheiro e marmeleiro.
Apesar de não ter sido realizado um trabalho tão pormenorizado quanto o da flora relativo à fauna, foram igualmente observados animais que vivem no espaço exterior, e destes, embora com mais dificuldade feito o registo fotográfico e elaborados alguns esboços que irão integrar o projeto “Muros com vida”.
A par deste projeto e também sobre o tema “As árvores da nossa escola” foi explorada trabalhada na BE a obra “A Árvore Generosa“ de Shel Silverstein e realizados alguns trabalhos tais como, uma nova capa para o livro e reescrita do livro em poema.
Foi dado início a uma exposição com o resultado de todos estes trabalhos.
No Dia da Árvore e da Floresta, os alunos puderam ter a experiência de plantar mais três árvores de fruto as quais têm vindo a cuidar com dedicação e respeito.