A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica de Aver-o-Mar (Póvoa de Varzim)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5ºA

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O Agrupamento de Escolas Aver-o-Mar esteve em obras durante dois anos. O barulho e a dinâmica diária influenciaram o comportamento/desenvolvimento dos seres vivos aí existentes. Alguns dos seus habitats foram alterados ou mesmo destruídos.
Este trabalho, realizado pelos alunos do 5ºA, teve a colaboração de várias disciplinas (Ciências Naturais, Educação Visual, Cidadania, Português e TIC) e foi desenvolvido ao longo do ano letivo.
O grupo turma começou, no 1º período, com saídas de campo “À procura de seres vivos”. Na disciplina de Ciências Naturais, no conteúdo “Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio” completaram um bilhete de identidade pormenorizado em relação a cada espécie recolhida. Embora só tenham sido enviadas 10 espécies, os alunos fizeram o estudo de 20.
Foram identificadas as espécies com auxilio da aplicação INaturalist e realizadas investigações em várias plataformas digitais: flora.on; Sociedade Portuguesa de Botânica; Flora Digital de Portugal; SPEA; ICNF; Serralves; avesdeportugal.info; entre outras. A par deste trabalho, também foi realizada uma visita de estudo a Serralves e está prevista para dia 9 de junho outra visita ao Parque da Cidade da Póvoa de Varzim.
Como os alunos reconheceram que a biodiversidade do espaço escolar era pouco abundante, realizaram pesquisas sobre o que poderiam fazer para que animais e plantas se instalassem/frequentassem o espaço escolar.
No início da primavera deram início à construção de um jardim com a preparação do solo e plantação de flores tendo como principal objetivo atrair insetos. Este jardim ainda se encontra em elaboração.
Também no 2º período foi lançado um desafio aos encarregados de educação para construírem, em colaboração com os seus educandos, abrigos para as aves. Esta tarefa foi um êxito. A turma em conjunto com a família construiu 13 ninhos com bastante originalidade. Estas casinhas foram todas construídas em madeira e colocadas nas árvores onde vão permanecer durante o inverno (de registar que grande parte das árvores são de folha caduca).
Os alunos envolveram-se ativamente neste trabalho e desenvolveram-no com grande entusiasmo e empenho reconhecendo que contribuíram para a reposição da normalidade ou mesmo aumento da biodiversidade no espaço escolar.
O trabalho completo está registado num livro digital, no Ebook Creator, e vai ser publicado a partir do dia 9 de junho nos canais digitais da escola.