A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

International School of Palmela (Palmela)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Memória descritiva
O espaço exterior da nossa escola é bastante amplo e rico em fauna e flora convidando naturalmente à exploração deste espaço, pelo que este projeto foi uma continuidade de uma temática já abordada anteriormente na disciplina de Science: as cadeias alimentares. Os alunos ficam sempre muito entusiasmados e curiosos quando descobrem espécies novas e, por isso, este desafio foi aceite com muita motivação pelos alunos do Stage 6 (5ºano). Este desafio foi assim dividido em vários momentos:
Momento I (em colaboração com o pré-escolar) – “Natureza com História” - Momento de partilha da história “A Joaninha Salva as Abelhas” pelas crianças do Stage 0/pré-escolar que convidaram os alunos do Stage 6/5ºano a ouvir a história, que aborda a importância dos insetos e promove o cuidado que devemos ter pela Natureza.
Momento II (em colaboração com o pré-escolar) – “Somos Exploradores”: Nesta fase os alunos iniciaram, com entusiasmo, a exploração do espaço exterior escolar à procura das espécies em grupos de dois (um aluno do Stage 6 com um aluno do Stage 0), fazendo o registo fotográfico e a sua respetiva identificação através da aplicação iNaturalist.
Após o Momento I e II, os alunos do Stage 0 e 6 dividiram-se para investigar as espécies previamente escolhidas por cada grupo, de acordo com os seus interesses.
Momento III – “Somos Cientistas”: Os alunos dividiram-se em três grupos de quatro alunos e iniciaram a pesquisa e o preenchimento da ficha de identificação das espécies previamente escolhidas por eles, utilizando a aplicação, guias de identificação e internet. Cada grupo ficou assim com duas espécies por investigar.
Momento IV – “Somos Arte e Natureza”: Nesta fase os alunos realizaram a ilustração das espécies encontradas, utilizando aguarelas e/ou outros materiais reutilizáveis escolhidos (naturais ou outros).
Momento V – Partilhamos o que aprendemos com os outros: “Somos Voz”: Esta fase envolveu a preparação e concretização de uma apresentação, por parte de cada grupo aos restantes, em que os alunos partilharam aquilo que aprenderam; Conversa/Partilha de como se sentiram ao longo de todos os momentos de aprendizagem; e Organização e exposição de todos os trabalhos para partilha com a comunidade escolar (Exposição física e virtual) em colaboração final com os alunos do Stage 0.