A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

International School of Palmela (Palmela)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Pré-escolar - Sala dos 3 e 4 anos

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Memória descritiva
O espaço exterior do nosso colégio é bastante amplo e rico em fauna e flora, portanto foi bastante interessante colocarmos este projeto em prática.
As crianças gostam bastante de explorar o espaço exterior, portanto adoraram a ideia do projeto.
Como é um grupo que gosta bastante de histórias, optamos por iniciar o projeto partindo da história “A Joaninha salva as abelhas” e assim fizemos uma primeira abordagem às espécies que poderíamos encontrar na nossa escola e ainda destacamos a importância de preservar e cuidar da natureza.
Após este primeiro momento preparámos fantoches de modo a conseguirmos apresentar esta mesma história à turma do stage 6 (a turma que participou connosco no projeto).
Seguidamente partimos à descoberta e várias foram as espécies encontradas, este foi um momento de partilha, onde as crianças mais crescidas ajudaram as mais pequenas. Após este momento dividimos e cada turma (pré-escolar e stage 6) escolheu as espécies que mais lhes interessou e iniciou-se a pesquisa.
Para o desenvolvimento da pesquisa recorremos ao uso de computador e livros e ao mesmo tempo íamos registando as nossas descobertas, para que mais tarde pudéssemos preencher as fichas técnicas.
Após termos as nossas fichas técnicas preenchidas e os nossos registos feitos, cada grupo apresentou o que tinha descoberto relativamente à sua espécie. Foi um momento muito enriquecedor onde houve partilha de saberes.
Por fim, organizamos todos os trabalhos desenvolvidos e em conjunto com o stage 6 preparámos uma exposição para que toda a comunidade escolar pudesse, também ver.