A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

EB 2,3 Rainha Santa Isabel (Coimbra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Todas as turmas do 5.º ao 9.º anos.

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Ação realizada:
Semeadura e monitorização de plantas aromáticas.
Estudo dos tipos de solos e suas propriedades.
Construção de um Hotel de Insetos Polinizadores.
Colocação de ninhos para pássaros em árvores.
Amostragem de invertebrados aquáticos da Ribeira de Eiras.
Observações à lupa binocular e ao microscópio ótico.
Ilustração científica.
Jogos didáticos.
Workshop sobre “Diversidade das plantas e sua importância nos ecossistemas”.
Workshop sobre “A biodiversidade e o perigo das invasoras”.
Breve descrição da ação:
Enquanto promotores da biodiversidade em geral e, em particular, no recinto escolar e zona envolvente, os alunos estiveram envolvidos ao longo do ano letivo em diversas atividades. Foram semeadas várias espécies de aromáticas e identificadas as espécies, tendo sido elaboradas as respetivas fichas de identificação. Perto dos canteiros das plantas aromáticas foi construído um Hotel dos Insetos Polinizadores com vista a atrair e conservar estes grupos de invertebrados tão importantes para a proteção ambiental. Em algumas árvores do recinto escolar foram colocados ninhos para a nidificação de aves que procuram esta zona para se reproduzir. Foi convidada uma investigadora e professora do Instituto Botânico, do DCV da Universidade de Coimbra, para dinamizar uma atividade teórico-prática para sensibilização, conhecimento e comparação de espécies de todos os grupos fotossintéticos desde microalgas até às angiospérmicas a partir de um conto de sua autoria “A alga queria ser flor”. Workshop sobre Plantas Invasoras no Exploratório Infante D. Henrique, CCV de Coimbra. Foram oferecidos vasos com plantas suculentas e pedido para os alunos as identificarem, e que depois plantaram em canteiros do recinto escolar, contribuindo para o seu embelezamento e diversificação de grupos taxonómicos, que, como as restantes podem também ser utilizadas nas aulas de Ciências Naturais ou outras atividades realizadas na escola. Os alunos fizeram amostragens de invertebrados de água doce na Ribeira de Eiras, experienciando métodos de recolha em ecologia dulçaquícola, triagem, identificação dos grupos recoletados e determinação da qualidade da água da ribeira junto à escola, com utilização de chaves dicotómicas, descrições, imagens, e índices biológicos específicos, assim como determinação de parâmetros físico-químicos. Foram realizadas atividades práticas para identificação de tipos de solo e das propriedades que influenciam o desenvolvimento das plantas e outros seres vivos, que são determinantes para a biodiversidade. Os alunos ainda desenharam algumas das espécies que identificaram. Foram feitos Jogos didáticos nomeadamente: Caça às cores da Natureza, Jogo do Stop, Importância da dispersão das sementes.
Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Utilização de metodologias ativas com orientação e supervisão do professor, onde os alunos em pequenos grupos observaram, identificaram, pesquisaram, fotografaram, desenharam, semearam e monitorizaram o desenvolvimento de plantas, fizeram placas identificativas, avaliaram experimentalmente tipos de solo, construíram com paletes e materiais que trouxeram um Hotel de Insetos, acompanharam a fixação de ninhos de madeira às árvores, fizeram parte de trabalhos de campo com variáveis controladas e participaram em workshops.