A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EBI Mário Beirão (EB 2,3) (Beja)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5º ano - turma E

N.º de Participantes:
23 alunos

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
A turma é dividida em 5 equipas, e cada uma elege um capitão. Cada equipa deve escolher um nome associado às diferentes partes das plantas (raíz, caule, folha, flor, fruto, semente). O capitão da equipa recebe um cartão de identificação do nome escolhido e uma prancheta com a ficha de campo. Cada ficha de campo tem um conjunto de 7 questões ilustradas com o valor de 2 pontos cada. A ordem das questões é diferente em cada ficha de campo para que as equipas não procurem a mesma árvore ao mesmo tempo. As árvores do jardim estarão identificadas, com o nome comum e nome científico, em número superior ao das questões da ficha de campo para aumentar o nível de dificuldade da exploração. Em equipa, deverão partir à descoberta das árvores ilustradas na ficha e concluir qual a espécie em cada questão, preenchendo o seu nome comum na ficha de campo.
Correção da ficha – 15 minutos
O monitor faz a correção em conjunto com os alunos.
MATERIAL UTILIZADO NA ATIVIDADE:
5 Fichas de campo (tamanho A4), uma para cada equipa, com perguntas sobre as árvores do jardim + 5 pranchetas
13 Cartões com identificação das árvores (nome comum + nome científico)
6 Cartões com identificação das equipas
Conclusão da ação – 10 minutos
Os alunos colocam-se em círculo e respondem a três questões que permitem avaliar a atividade, referindo o que gostaram mais e menos da atividade, se aprenderam algo de novo e se têm sugestões para melhorar a atividade.