A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Jardim de Infância de Ameal (Torres Vedras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Jardim de Infância (3,4,5 e 6 anos)

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Ao longo do ano letivo foram sendo observadas espécies animais e vegetais existentes no espaço exterior do Jardim de Infância.
Para facilitar a observação foram utilizadas caixas lupa, caixa transparente (para as lagartas da arruda), comedouros e bebedouros para os pássaros, máquina fotográfica e telemóvel.
Para identificar as espécies foi utilizado computador, telemóvel e livros.
As espécies que foram capturadas foi uma captura de muito curta duração sendo devolvidas ao seu habitat logo após observação. A captura mais duradoura foi a da lagarta de arruda para que fosse possível a observação da transformação e libertação da borboleta. Esta observação implicou a plantação e cultivo da planta - Arruda.
A representação das espécies foi feita individualmente em produções espontâneas mas sobretudo no projeto conjunto para o desafio muros com vida, em papel cenário e posteriormente na concretização da pintura do muro.