A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica D. Luís de Loureiro (Viseu)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
5.º Ano - 2.º Ciclo

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Devido à possível articulação com a disciplina de Ciências Naturais, foi apresentado aos alunos do 5.º G o tema: Biodiversidade da Escola (fauna), Os alunos procederam a uma pequena pesquisa sobre que animais poderiam encontrar no recinto escolar ou em redor da mesma. Posteriormente um grupo de alunos verificou que havia um ninho com ovos de melro numa das árvores do recinto escolar, e desde logo demonstraram interesse em registar fotograficamente a sua evolução e nascimento. Outro grupo pesquisou outro tipo de animais que poderiam encontrar e foi aí que decidiram ilustrar a joaninha, a abelha, a minhoca e para mais um espanto uma borboleta entrou numa sala de aula e também foi fotografada. Os alunos envolvidos revelaram empenho na realização do trabalho, ficaram com mais informação técnica ao preencherem a respetiva ficha informativa. Contudo, não foi um processo muito fácil, pois houve alguns contratempos de cumprimento dos prazos, devido a muitos períodos de isolamento.