A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB/JI Hortênsia Diogo Correia (Cascais)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
3.º e 4.º Anos

N.º de Participantes:
43 alunos

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Ficha de espécie periquito de gola

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Numa primeira fase os alunos fizeram um levantamento das espécies (fauna e flora) existentes na nossa escola. Descobriram que no espaço do canavial do recreio era costume ser visitado por várias aves. Decidimos que seria muito importante a construção de comedouros e bebedouros para as aves.
Nas salas e em grupos, os alunos planificaram, registando os materiais que iriam precisar de recolher (embalagens de leite e sumo, garrafas de plástico, laranjas, fios diversos, cola, tintas). Durante a construção dos comedouros e bebedouros os alunos revelaram um grande empenho e entusiasmo, em que todos deram asas à sua criatividade.
No dia seguinte foi a altura de instalar os comedouros e bebedouros pelo recinto do recreio. Foi notável a alegria e a magia espelhada na carinha de cada aluno.
Com muita paciência os alunos foram observando e fotografando as espécies que iam aparecendo, ora na vegetação ora nos comedouros construídos por eles.
Passamos, então, à fase da investigação e registo nas fichas da espécie. Cada grupo ficou com uma espécis (fauna ou flora) que foi registada e ilustrada.
Estes trabalhos de investigação, bem como as ilustrações encontram-se expostas nos placards da escola, de modo a que haja uma partilha com todos os alunos.