A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (Barreiro)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
1º ano da Licenciatura em Biotecnologia

N.º de Participantes:
75 (72 estudantes + 3 docentes)

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O campus da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro-IPS) tem espaços verdes com importante diversidade florística e faunística. Nesses espaços, podem ser encontradas várias espécies de plantas espontâneas, arbustos e árvores, entre as quais sobreiros (Quercus suber), que servem de abrigo e alimento a várias espécies de artrópodes e aves, que ali permanecem ao longo do ano.
Estas áreas verdes foram utilizadas nas atividades desenvolvidas com os estudantes do 1º ano da Licenciatura em Biotecnologia, no âmbito da unidade curricular (UC) Biologia Geral. O objetivo do trabalho proposto foi a observação e caracterização de espécies com vista à promoção do seu conhecimento e da proteção da biodiversidade em espaços verdes escolares enquadrados num ambiente urbano.
Os 72 estudantes foram divididos em grupos e realizou-se uma saída aos espaços exteriores, sob a supervisão dos professores da UC (3 docentes), para observação das espécies. Durante a saída, os vários espaços foram visitados e caracterizados quanto à composição em espécies, valor ecológico e contributo para o equilíbrio dos ecossistemas. Cada grupo de estudantes selecionou o organismo que pretendia identificar, caracterizar e ilustrar tentado abranger vários grupos de organismos (plantas, artrópodes, aves e répteis). A identificação das espécies foi, quando possível, feita no local, com auxílio de livros de campo ou aplicações de telemóvel direcionadas para a identificação a partir de recolha de imagem do organismo. Se a identificação no local se mostrou incerta, o espécime foi transportado e analisado em laboratório, com o auxílio de lupa binocular e suporte bibliográfico adequado. Depois de identificadas as espécies, os estudantes desenvolveram, de forma empenhada, o trabalho de preenchimento da ficha da espécie e colocaram também em prática as suas técnicas de ilustração. As espécies identificadas foram sendo colocadas no website de ciência cidadã BioDiversity4All, no projeto Biodiversidade -IPS Barreiro (https://www.biodiversity4all.org/projects/biodiversidade-ips-barreiro )
Com esta atividade foi possível conhecer melhor a biodiversidade dos espaços verdes da ESTBarreiro-IPS e a sua importância para a criação de uma ligação à natureza em ambiente urbano e estimular a cidadania e a proteção de espécies.
NOTA: Relativamente à espécie "Andorinha-dos-beirais", não foi possível obter uma fotografia de qualidade adequada.