A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
2º ano da Licenciatura em Educação Básica

N.º de Participantes:
70 (68 estudantes + 2 docentes)

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O trabalho desenvolvido neste ano letivo surge na continuidade de um projeto mais amplo centrado no conhecimento e divulgação da biodiversidade do campus de Setúbal do Instituto Politécnico (IPS) e enquadra-se no preconizado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 (Proteger a vida terrestre), nomeadamente a identificação de espécies locais, a ligação com áreas naturais locais, assim como a perceção de que somos parte da natureza e não estamos à parte dela.
A metodologia desenvolvida privilegiou o contacto e a conexão com a biodiversidade do campus através da realização de saídas de campo, utilização da aplicação Seek by iNaturalist, pesquisa de informação, caracterização das espécies e planificação de atividades de educação ambiental para crianças.
As fichas das espécies apresentadas resultam do estudo da flora, mais concretamente das árvores e arbustos autóctones presentes no campus. O trabalho envolveu duas docentes e foi realizado pelos estudantes do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica, da Escola Superior de Educação, no âmbito das unidades curriculares “Estudos Ambientais” (opção com 18 estudantes) e “Técnicas e Processos de Expressão Gráfica e Motora” (50 estudantes).
A biodiversidade do campus foi estudada como um contexto inspirador para: as aprendizagens dos estudantes; a cidadania ambiental no presente e no futuro profissional dos estudantes, futuros professores/educadores
Mais concretamente pretendeu-se:
- Explorar as vivências enquanto estudante com o contacto com a natureza do campus.
- Identificar e caracterizar as espécies (arbóreas e arbustivas).
- Reconhecer a importância das espécies para a biodiversidade.
- Desenhar as espécies através do desenho de observação.
- Aplicar a técnica mista de aguarela e bordado respeitando as características das espécies.