A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica dos Campos da Misericórdia (Vendas Novas)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Todas as turmas da escola

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
A inscrição neste projeto surge na sequência de algumas atividades subordinadas ao tema “Biodiversidade - No trilho dos animais”, incluído no PAA da Escola. Entre as quais já se realizaram:
- Caminhada solidária ( com o objetivo de sensibilizar para os maus tratos aos animais e recolha de donativos para a Associação “EntrePatas”);
- Visita de estudo ao Monte Selvagem ( com o objetivo de realizar aprendizagens fora da escola, conhecer melhor algumas espécies e o ambiente natural onde vivem);
-Participação na palestra dedicada à sensibilização para a preservação da natureza e fauna selvagem, dinamizada pelo SEPNA/GNR;
- Manutenção do jardim suspenso;
- Apadrinhamento das árvores da Avenida Marechal Craveiro Lopes (um dos acessos principais à escola de Campos da Misericórdia).
Tendo ainda em conta a área envolvente à E.B Campos da Misericórdia (terrenos de cultivo destinados sobretudo ao consumo doméstico e uma grande variedade de árvores de fruto e outras plantas decorativas), foi possível a descoberta de algumas espécies que existem e “visitam” a nossa escola.
Inicialmente as professoras fizeram uma breve introdução sobre o tema da Biodiversidade, mostrando pequenos videos adequados à idade das crianças.
Pesquisamos, recorrendo à utilização do computador, através de algumas plataformas e aplicações onde aprofundamos mais os nossos conhecimentos sobre as espécies que faziam parte da biodiversidade do nosso exterior.
Visualizamos alguns vídeos sobre o comportamento e características das mesmas.
Posteriormente foram desenvolvidas outras atividades, como a elaboração de casinhas para os pássaros (com comedouros) e a construção de um hotel de insetos.
Houve um grande envolvimento das crianças em todo o processo, desde a identificação, à ilustração e posterior finalização com a elaboração de um painel coletivo.