A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB1 do Salgueiral (Guimarães)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
2.º e 4.º

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O trabalho iniciou com a observação natural e direta dos animais e plantas do recinto escolar. O espaço exterior da nossa escola apresenta uma área considerável e são vários os seres vivos que encontramos no mesmo.
Inicialmente fez-se a apresentação do desafio aos alunos. Em seguida foram divididos em grupos de trabalho e saíram para procederem à exploração e observação. Sempre que os grupos encontravam uma espécie que consideravam pertinente, era fotografada e ilustrada. Os alunos aplicaram-se muito e tiraram imenso partido desta exploração, conseguindo encontrar e observar inúmeras espécies animais e vegetais, sendo, depois selecionadas, em decisão de grupo, as que integrariam este trabalho.
Destaca-se o “salvamento” de um pequeno pardal, caído do ninho, que se tornou a estrela do dia, sendo imediatamente seleccionado como espécie a constar neste desafio.
Após o trabalho de campo, regressamos ao trabalho em sala de aula, com recurso aos computadores, os grupos tentaram descobrir o nome das espécies por eles escolhidas, utilizando as aplicações e páginas sugeridas pela plataforma, entre outros. Neste mesmo momento preencheram as fichas de cada espécie com as informações que foram pesquisando na Internet.