A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB de Antas (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
4.º Ano

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O trabalho foi realizado pelos alunos da turma 4.º DA, da Escola Básica de Antas, em Vila Nova de Famalicão, e constou de várias fases.
A primeira fase do trabalho foi uma visita ao espaço exterior da escola para explorar a biodiversidade da nossa escola. O trabalho de campo consistiu na elaboração de uma lista com o nome das espécies observadas (fauna e flora) e no registo fotográfico das mesmas. Em sala de aula foram feitas pesquisas sobre as espécies escolhidas, quer na internet, quer em enciclopédias requisitadas na biblioteca da escola. Foram também realizadas ilustrações a partir das imagens recolhidas.
Esta atividade foi desenvolvida na disciplina de Clubes e Projetos e contou com o entusiamo e empenhamento de todos os alunos. O facto de termos feito algumas aulas no espaço exterior foi também muito motivador.
Durante a atividade contamos com a colaboração da engenheira ambiental da Câmara municipal e da professora bibliotecária.