A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º ano

N.º de Participantes:
24 alunos

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
Este trabalho é fruto da articulação de atividades entre as disciplinas de Ciências Naturais e Educação Visual, num Projeto de Turma de 8º ano sobre a Biodiversidade no pátio da Escola. Os alunos foram desafiados a descobrir e documentar a diversidade de espécies de Invertebrados: Moluscos, Anelídeos e Artrópodes de várias classes (Insetos, Crustáceos, Aracnídeos, Centípedes e Milípedes) que encontram no recinto escolar.
O pátio da escola é constituído por alguns canteiros e faixas de terreno, envolvendo espaços como os campos de futebol, onde se encontra vegetação variada de estratos herbáceo a arbóreo.
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais e de Educação Visual pretende-se que esta experiência permita:
- desenvolver um olhar atento e curioso sobre o meio natural num contexto urbano;
- identificar os componentes que interagem nos ecossistemas;
- responsabilizar-se pelo que acontece aos seres vivos que nos rodeiam;
- enriquecer as experiências visuais dos alunos, estimulando hábitos de apreciação e fruição do meio envolvente, neste caso em particular do meio natural;
- mobilizar saberes e processos, através dos quais se perceciona, seleciona, organiza os dados e lhes atribui significados novos;
- promover dinâmicas que exijam relações entre aquilo que se sabe, o que se pensa e os diferentes universos do conhecimento;
- incentivar práticas que mobilizem processos para imaginar diferentes possibilidades para gerar novas ideias;
‒ cooperar com os seus pares na partilha de saberes para a superação conjunta de dificuldades nas diversas atividades, nos contextos de sala de aula e de situações não formais (atividades de ar livre);
‒ partilhar e envolver a comunidade em novos modos de experiências pedagógico-artísticas;
O Projeto foi desenvolvido de acordo com as seguintes etapas:
1º momento
-Exploração do espaço exterior, recinto escolar, e colocação de armadilhas para artrópodes no solo e no tronco de árvores;
-Estudo dos invertebrados em ambiente de laboratório e sua visualização e apreciação com recurso à lupa;
-Identificação dos grupos de Invertebrados com recurso a uma ficha própria;
-Registo fotográfico realizado pelos alunos e realização das primeiras pesquisas.
2º momento
-Observação das imagens recolhidas anteriormente e produção de desenhos na disciplina de educação visual atendendo à morfologia dos espécimes, análise de simetrias, estruturas, texturas, padrões e cores;
-Produção de desenhos a partir das imagens recolhidas em grupos de 2 alunos.
3º momento
-Recolha das ilustrações produzidas pelos alunos, sua digitalização e composição de um painel coletivo em formato digital.
4º momento
-Conclusão da pesquisa e identificação de espécies com recurso ao iNaturalist e a guias visuais para realização da “ficha de espécie” para os Insetos encontrados.
As professoras que dinamizaram as atividades, Maria do Rosário (Ciências Naturais) e Joana Correia Ferreira (Educação Visual), com a turma 8º 8ª.